sexta-feira, junho 24, 2011

Aves venezuelanas apreendidas em Manaus serão sacrificadas, dizem PF e Ibama


Elaíze Farias

Canários, rouxinóis e pintassilgos que estavam em duas caixas vindas da Venezuela foram apreendidos nesta segunda-feira

As 270 aves exóticas da Venezuela apreendidas na manhã desta segunda-feira (20) pela Polícia Federal no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, poderão ser sacrificadas, segundo informou o delegado do meio ambiente, Carlos André Gastão.

O superintendente do Ibama, para onde as aves foram enviadas após a apreensão, Mário Lúcio Reis, confirmou que este provavelmente será o destino dos canários exóticos. A carga também tem pintassilgos e rouxinóis.

“O nosso maior problema é a destinação. Os animais não são da fauna brasileira. E complicado fazer a reintrodução no Brasil ou encaminhá-los de volta à Venezuela”, disse o delegado.

Segundo Mário Lúcio Reis, o Ibama não tem estrutura para efetuar o retorno das aves para a Venezuela.

O portal acritica.com apurou, contudo, que a eutanásia é apenas uma das possibilidades cogitadas pelo Núcleo de Fauna do Ibama. Nesta terça-feira (21), os analistas analisarão a possibilidade das aves serem enviadas para algum criadouro de Manaus

As aves estavam em poder de um brasileiro natural do Ceará (cujo nome não foi divulgado pela PF). Segundo Gastão, ele alegou que esteve em Boa Vista (RR) e ali recebeu o carregamento.

“Ele disse que um venezuelano o procurou e teria oferecido mil reais para ele trazer a carga e entregar a uma terceira pessoa em Manaus. Também afirmou que não sabia que era a carga era ilegal”, afirmou o delegado.

As aves estavam em duas caixas de papelão. Os animais apresentaram sinais de estresse e uma ave estava morta.

O homem que trazia a carga havia saído de Boa Vista neste domingo (19), mas não se sabe durante quanto tempo as aves estavam guardadas.

Apesar de cometer várias infrações, o homem foi solto e responderá pelos crimes em liberdade. Ele se comprometeu em comparecer à justiça quando notificado.

Conforme Gastão, entre as infrações estão a introdução no país de animais sem licença do Ibama, sem licença sanitária do Ministério da Agricultura. O homem também cometeu o crime de maus tratos contra animais.

O delegado admite que as penas para estas infrações são brandas e que punições a práticas como estas deveriam ser mais rigorosas.

A apreensão no aeroporto Eduardo Gomes é resultado de uma intensificação das fiscalizações da Delegacia do Meio Ambiente, segundo o Carlos André Gastão.

Nas duas últimas semanas, três cargas de peixe ornamental foram apreendidas pela Polícia Federal em Manaus.

A Crítica - Manaus, 20 de Junho de 2011

Nenhum comentário: