quarta-feira, abril 01, 2009

A PROPÓSITO DO PSIQUISMO DO PRESIDENTE...


Aline Alexandrino

Infelizmente tenho que dizer que discordo, em gênero, número e grau, do meu prezado colega hugoblogueiro, José Virgulino de Alencar. O sr. Luiz Inácio da Silva, vulgo Lula, não é doido coisa nenhuma. Ele é muito esperto e otários fomos nós, brasileiros (EU, INCLUSIVE!!) ao sermos engabelados pelo dito cujo, que tinha dado todos os sinais do que aconteceria quando atingisse o seu objetivo. Nós é que não vimos, ou não quisemos ver, de tão irritados e frustrados com a farsa em que se transformou a nossa esperança após a morte de Tancredo, e especialmente com o pesadelo constituído pelo "caçador de marajá das Alagoas". Não entendo muito de política, aliás, a essa altura do campeonato nem estou querendo mais entender, mas queria assinalar algumas coisas que o tempo me ajudou a enxergar. Senão vejamos:

- sinal 1: o atual presidente nunca mais trabalhou desde que perdeu o dedinho. Se ainda fosse o polegar eu ficava calada, mas o mindinho!!! Imagine se todo metalúrgico que perdesse o mindinho se aposentasse. Será que não tem mais nada que o indivíduo possa fazer em metalurgia? Tem... Mas quando ele tem quem o sustente, não há necessidade de trabalhar. Então, ele sabia muito bem o que estava fazendo;

- sinal 2: o atual presidente nunca pensou em fazer um curso, ou ter alguma atividade educacional, durante todos os anos que decorreram entre a sua entrada no movimento sindical e a sua eleição para a presidência do país. Aliás, ele já andou se gabando de que chegou à presidência sem "estudo" (pra não falar na mãe que "nasceu analfabeta"...) o que nos deixa a todos nós, que ralamos nos bancos escolares, com cara de tacho. Eu por exemplo, apesar de ter doutorado, não cheguei nem a ser síndica do prédio. Tá vendo no que dá estudar?...;

- sinal 3: o atual presidente nunca quis ser outra coisa que não presidente da república. O único cargo eletivo a que se candidatou foi o de deputado da constituinte, e quando o mandato acabou não pensou em se candidatar a nada mais. Ora, se Luíza Erundina, uma ilustre desconhecida na época, e ainda por cima mulher, foi eleita prefeita da cidade mais importante do país, com o trabalho da militância do PT, Lula teria sido vereador, deputado estadual ou federal, prefeito, governador, o que quisesse. Se quisesse, porque como a sua meta era maior, não havia porque perder tempo em participar do legislativo ou do executivo. Presidente da República , pelo visto, não precisa ter esse tipo de experiência. Então, ele tinha uma determinação muito clara e sabia muito bem o que fazia;

- sinal 4: antes das eleições, todos os candidatos foram chamados a ter uma "conversa" com o FMI. A trajetória do atual presidente suporia a sua não ida à tal reunião. A imprensa até repercutiu a idéia: no máximo mandaria um representante, deixando claro o seu desacordo com o status quo. Que nada! Foi com toda pompa e circunstância e pelo visto ninguém o obrigou a tal. Ou seja, mais uma vez, sabia o que estava fazendo. Aliás, foi naquela ocasião que comecei a pensar que algo não batia bem com o que eu pensava a respeito dele. Mas a vontade de tirar aquele "povo" do governo era tanta, que ignorei a velha intuição (que sempre acontece de modo a que a gente duvide dela) e fui em frente.

Em função de tudo isso, não posso concordar com a assertiva de que suas "reações são claramente conflitantes", como sugere o meu co-blogueiro Virgulino (ô nome bonito, sô!). O atual presidente é super-coerente (ô Hugo, esse hífen aí tá de acordo com a nova ortografia?) com os seus desejos e necessidades. Portanto, não é de espantar que quando estouram os mensalões da vida, ele diga que não sabe de nada. Ele sabe !!! Mas é esperto o suficiente para engabelar a platéia, se bem que ultimamente anda pisando na bola. Também não é de estranhar. A certeza da impunidade fornece uma segurança absoluta, e o cabra começa a pensar que pode fazer e dizer tudo o que lhe vem na telha. Daí as "marolinhas", os "olhos azuis" e que tais.

Resumindo, o que nos mata é que não conhecemos a história deste país o suficiente para evitar que tais engodos aconteçam. Digo isto porque uma profecia já tinha sido feita sobre o assunto, por um dos mais lúcidos brasileiros que já encarnaram neste berço esplêndido, chamado Barão de Itararé, vulgo Aparício Torelly (1895-1971):

"Queres conhecer o Inácio, coloca-o num palácio..."

...E o Barão morreu em 1971. Vá ser vidente assim na...

3 comentários:

Hugão disse...

Aline, minha cara:
Concordo em gênero, número e grau. "menas a verdade", eu nunca me enganei com o indigitado. Quanto ao hífen, bom, se não estiver mais de acôrdo, deixa pra lá. Faça como eu: não darei bolas à nova ortografia. Até porque em Portugal as pessoas vão continuar dizendo e escrevendo... "facto, objecto etc, coisa já banida desde 1941. Sabia que quem nasce no Canadá, lá em Lisboa se diz que o gajo é "Canadiano"?
Então... Bedjos.
Hugão

VIRGOLINO disse...

Aline: Primeiro, parabéns pelo texto, leve, bem-humorado, bem construído.

Visto do ângulo que você observa, também concordo. Essa loucura de votar em Lula eu também cometi.

Dizem que, no Brasil, para ser doido tem que ter muito "juízo".

Talvez seja isso. Ele é um doido com "juízo" e nós somos ajuizados com "loucura".

Abraços

Carlos Mello disse...

"Aí, grande Aline, também concordo com tudo que você falou. Eu sou um dos burros que votaram na Lula trocentas vezes, até ele ser eleito e mostrar que é tão diferente do FHC quando este do Collor e o próprio do Sarney, ou seja, presidente da república não manda em porcaria nenhuma. Já dizia o velho e imenso Graciliano (in Memórias do Cárcere) comentando o esforço de Zé Lins do Rego junto ao Getúlio pra tirá-lo da cadeira: "o presidente é tão prisioneiro quanto eu." Quem manda, sempre mandou, no Brasil, é banqueiro. O que me enche mais o saco não é o Lula, é o cordão dos puxa-saco, essa gentinha que nunca fez nem faz porcaria nenhuma, a não ser locupletar-se, e a defender Lula como "um estadista". Pqp! Esse negócio do Obama achar o Lula um gatinho, me lembra aquela música: "Laranja madura, na beira da estrada..." Depois vem a conta. Querem ver? E também acho esse Virgulino um cara macho, que fala o que tem de ser falado e não tem papas na língua . Beijão. Carlos Mello