sábado, agosto 04, 2007

RESSACA DOS JOGOS – RANÇO DE GOLPE – “MORTE ANUNCIADA DO TRANSPORTE AÉREO”.


HUGO CALDAS

Sobre a pouco propalada fuga dos atletas cubanos nos jogos do Pan, o governo cubano, diga-se o tirano ancião, senhor da vida e da morte dos ilhéus, ordenou que voltassem todos imediatamente para casa. Acreditava o ditador que alguns deles estariam sendo cooptados por entidades esportivas da Europa. Durante os jogos, quatro atletas cubanos efetivamente deram no pé, um deles o treinador da equipe de ginástica. Havia um outro, escalado para correr a maratona no dia seguinte coitado, teve que voltar na marra. Ficou a ver navios. O sonho de correr e a dedicação dos treinamentos foram pro espaço.

O comandante mandou um avião especial para levar de volta a delegação. Segundo informações recebidas pelo governo de Cuba, estaria em curso uma deserção em massa na madrugada do sábado, véspera do encerramento. Devaneio? Mas já andam dizendo que nada disso existiu. É tudo invenção da mídia. Nós todos vimos na TV mas é pura balela. Deu novamente na TV que acabaram de encontrar dois fujões no interior do Rio de Janeiro, outro estaria em São José dos Campos, São Paulo, para onde teria ido de táxi. A prisão desses dois atletas causou a maior surpresa, pois já se tinha como certo que a dupla há muito havia deixado o Brasil indo para outro país a caminho da Europa. Os dois se dizem "arrependidos" e querem voltar para casa. Dá para acreditar? Guardem bem o nome dos respectivos - Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara - pois se escaparem da morte certa irão amargar nos calabouços revolucionários. "Patria o Muerte"! À guisa de informação: O generalíssimo Francisco Franco, "Caudillo de España por la gracia de Dios", em seu leito de morte autorizou a execução pelo "garrote vil" de dois jovens de vinte e poucos anos.

Voltando a Pindorama. O ambiente não está me cheirando bem a cada dia que passa.

Já se falam em golpe. De acordo com o delírio da malta do governo, fazer oposição neste país é golpe. Abomino comparações mas sou forçado. Quando o pt gritava - Fora, FHC - e o vaiava, era oposição democrática. Porém quando as "zelites" em pleno Maracanã vaiam o pinguço, ou quando moradores dos Jardins, em São Paulo, gritam "Cansei", ou a mídia divulga que o governo tem pelo menos parte da responsabilidade pela catástrofe de Congonhas, é também golpe? Agora, eu é que digo: "Eu não cansei, eu estou exausto! Finalmente respondam: E quando lula, nas suas bravatas, após se exceder nas doses, cita o golpe militar de 64 e garante que ninguém mais do que ele seria capaz de botar gente na rua, o que isso significa? Para bom entendedor...

Esta semana, disse ainda o apedeuta, que durante as campanhas que perdeu para presidente, nunca jamais em tempo algum se cogitou, se debateu, jamais se colocou em cena o problema do caos iminente da aviação brasileira, infra-estrutura caindo aos pedaços, etc e tal. “Menas a verdade”. Desculpem o mau jeito mas descobri um artigo "escrito" por Sua Excelência para a Gazeta Mercantil, em 07/01/2002. Alguns trechos abaixo.

"Morte anunciada do transporte aéreo" (sugestivo título)

(Luis Inácio Lula da Silva)

"A crise da aviação brasileira, que vem se arrastando há muitos anos, atinge um estágio terminal, sem que se vislumbre uma solução no horizonte. A recente paralisação dos vôos da Transbrasil é mais um presságio. Antes de chegarmos a uma solução irreversível para o setor como um todo, convém refletir se vale a pena deixar as empresas brasileiras de aviação entregues a sua própria sorte ou se é interessante para o País ter uma aviação nacional competitiva. Enquanto isso, empresas aéreas nacionais estão falindo, milhares de trabalhadores continuam perdendo seus empregos, dívidas estrangeiras deixam de entrar no Brasil e o nosso país perde cada vez mais capacidade competitiva. Até quando, senhor presidente?"

Que ele sabia é um fato. Esquecer que havia escrito acho pouco provável. Mais sensato será acreditar que ele esqueceu quem escreveu o artigo para ele.

hucaldas@gmail.com





Nenhum comentário: