quinta-feira, fevereiro 01, 2007

POBRES NETOS

GUY JOSEPH

Lembro que antigamente (e isso não faz tanto tempo assim), a escola pública era excelente! Nos anos 50/60 o Liceu Paraibano, por exemplo, não era pra quem queria, pois só conseguia uma vaga, aquele estudante que tinha disposição e determinação para estudar. Não adiantava o jeitinho, do papai e sua influência política, se o filhinho não tinha capacidade e inteligência para acompanhar o programa do Liceu. Foi aí, talvez, que se iniciou o desprestígio do bom ensino gratuito, em benefício da escola particular, paga. O termo, "pagou-passou", era conhecido pelos estudantes que se esforçavam na escola pública gratuita, de qualidade, enquanto os filhinhos endinheirados freqüentavam a escola paga e, obviamente, passava. Existia o severo exame de Admissão ao Liceu, que era o terror dos estudantes que sonhavam entrar para o Liceu. Não era como o vagabundo vestibular, de nossos dias, que nada avalia e contempla o acaso ou a sorte na múltipla escolha.

E o corpo docente, do Liceu? Era de se tirar o chapéu e não se esquecia, jamais, quem passava pelas mãos de uma Daura Santiago Rangel, Mauri Ribeiro, Manoel Cavalcanti e Maria Bernadette (meus pais), Alaíde Chianca, Zé Maria, Linalda de Arruda Melo, Walter Rabelo, Giácomo Zaccara, Pedro Nicodemos, Artur Moura, Olivina Olívia, Milton Paiva, Afonso Pereira, entre tantos outros. Eram mestres, que ministravam suas matérias e iam mais além, na transmissão de princípios éticos e morais, os quais, os ex-alunos nunca mais esqueciam. Ensinamentos que orientavam o cidadão para a vida e que por sua vez, passava adiante e aos seus descendentes, o que aprendera, no ideal do "ser".

Tudo isso me vem à memória, ao assistir a um anúncio comercial de cerveja, na televisão, que prega a bebedeira, a molecagem, a sacanagem, o deboche e desrespeito aos semelhantes, como grandes feitos, a serem contados aos futuros netos! Pobres netos... yeh, yeh!

Visite o site: Terra Paraíba
Conheça o blog: Banco da Imagem e do Som
Visite o blog: Terra da Gente Paraiba - o Livro

Nenhum comentário: