segunda-feira, novembro 06, 2006

O BOM SANTA ROZA

ELPIDIO NAVARRO

Lá se foram 117 anos de ser o melhor teatro da Paraíba. Sinto-me orgulhoso de ter participado de quase metade da sua existência, como devem também se sentir os primeiros companheiros e companheiras, como Valdez Silva, Hugo Caldas, Celso Almir, Sósthenes Kerbrie, Ruy Eloy, Hermano José, Paulo Alves da Nóbrega, Carlos Fernandes, Edinaldo Navarro, Lindaura Pedrosa, Diracy Magalhães, Jandira Mesquita, Carmem Costa, Nazareth Xavier e Gil Santos, entre os que ainda vivem nesse andar de baixo. Os que já se foram, Arlindo Delgado, José Souto, Raimundo Nonato, Martinho Alencar, Gilson Medeiros, Genildon Gomes e Francisco Saraiva, deveriam, se por aqui estivessem, sentir esse orgulho do monumento Theatro Santa Roza, que os abrigou durante muito tempo. Também não posso esquecer pessoas que, sem aparecer no palco, foram importantes para a sua existência e crescimento: além de Lima Penante, seu idealizador, Afonso Pereira, Antônio Nominando Diniz, José Pedro Nicodemus, Walfredo Rodriguez, Hélio Pedrosa e Paulo Melo, sem esquecer os seus dois maiores benfeitores: José Américo de Almeida e Tarcisio de Miranda Burity.

Como homenagem ao "Velho Casarão" da Praça Pedro Américo, foi realizada uma Mostra Santa Roza de Iniciação Teatral, onde também me senti homenageado com a montagem do texto da minha autoria "O Velório", por um grupo de alunos do curso de teatro que ali é ministrado todos os anos.

Assisti à encenação de estréia, quase um ensaio geral, onde algumas falhas aconteceram, compreensíveis por tratar-se de um elenco estreante num palco. No entanto deu para perceber o entusiasmo do grupo pela atividade e a vontade do aprender e fazer. Teatro é assim. Uma vez contaminado dificilmente a gente se cura dessa maravilhosa doença. Já sou enfermo ha tanto tempo e em nenhum momento sequer pensei em restabelecimento. E o mesmo provavelmente irá acontecer com os iniciantes do Theatro Santa Roza. Para eles o meu agradecimento e a fé de que irão seguir em frente. Arriba!

Nenhum comentário: