segunda-feira, abril 22, 2013

Saudades do Brasil



Antônio Moreira da Silva cantor e compositor brasileiro era também conhecido como Kid Moringueira. Filho mais velho de Bernardino de Sousa Paranhos, trombonista da Polícia Militar e de dona Pauladina de Assis Moreira.

Carioca da Tijuca, criado no Morro do Salgueiro, demorou a ir para a escola e iniciou os estudos aos nove anos. Decididamente não gostou da experiência e largou tudo aos 11 anos, quando o seu pai faleceu  para ir trabalhar em  fábricas e tecelagens. Foi também chofer de praça e de ambulância.

Considerado um dos criadores do samba-de-breque, que tem como principal característica a pausa no acompanhamento bem sincopado para que haja uma intervenção declamatória do intérprete. Estas paradas bruscas são chamadas breques, designação abrasileirada do inglês break. 


Moreira da Silva iniciou sua carreira em 1931, com Ererê e Rei da Umbanda. Conta-se que pretendendo se apresentar na Rádio Nacional quase foi desclassificado quando Lupicinio Rodrigues, o maestro do regional que deveria ensaiá-lo, aborrecido decretou:

- "Não sei acompanhar discurso"

Moreira da Silva  nasceu em 1 de abril de 1902. Faleceu em 6 de junho de 2000. Um dos seus maiores sucessos foi: "Na Subida do Morro". HC

Um comentário:

Arnaldo disse...

Estimado Hugo Caldas: Há alguns meses, lembro-me muito bem, vários saudosistas relataram neste conceituado blog as apresentações de artistas do Rio e São Paulo nos Clubes Recreativos Sargento Wolf e Iolanda Futebol Clube, ambos localizados no Bairro de Afogados. Pois bem, em julho de 1971, assisti no Iolanda uma apresentação de Moreira da Silva, o famoso Kid Morengueira. Clube completamente lotado. Bela recordação de uma época que deixou muitas saudades.