segunda-feira, setembro 10, 2012

O menino de Ouro

Trecho de uma entrevista com Fernando Haddad para o jornal o Globo, sábado, 01.09.

Pergunta: O senhor se sente desconfortável com a posição de ser o “menino de ouro” do ex-presidente Lula?

Resposta: Mas a Dilma também não é a “menina de ouro” do presidente Lula?

Claudio Dantas

O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata, cobre, níquel e zinco. Essas misturas são mundialmente reconhecidas como “provas de ouro” e assim classificadas em função de sua pureza: 375, 500, 583, 585, 750, 958, 996 sendo que a menos pura, isto é a que contem maior quantidade de outros metais é a 375 e a mais perto da pureza, a 996. Existe ainda a 999,9, usada somente na indústria aeroespacial.
É que o salário, ó...
Partindo do principio que Haddad não esta inscrito em nenhum programa aeroespacial podemos, de cara, descartar a pureza 999,9. Mas vamos aos testes da “prova de ouro” desse menino brilhante, quando esteve a frente do Ministério da Educação:

O novo ENEM - Nas primeiras edições do ENEM foram registrados problemas de diferentes magnitudes. No primeiro ano, em 2009, houve vazamento da prova, que foi adiada para a elaboração e reimpressão de novo teste. Em 2010, cerca de 3,5 mil provas tiveram problemas de impressão, como questões repetidas e cabeçalho da folha de respostas errado. Novas provas foram aplicadas mas com enormes desgastes para os estudantes e demais envolvidos no processo. Em 2011, houve o cancelamento de 14 quesitos da prova para 600 alunos de um colégio de Fortaleza, que tiveram acesso antecipado às questões na fase do pré-teste.

O Programa Nacional de Livros Didáticos distribuiu mais de 700 milhões de livros gratuitos para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Desse total, 484 mil livros destinados a jovens e adultos foram alvo de grande polêmica em 2012. O livro intitulado Por uma Vida Melhor citava expressões como "nós pega os livro" e "os menino pega o peixe" para exemplificar que esta linguagem, coloquial em algumas regiões do país, não se adequa à norma culta da língua portuguesa. Haddad prestou esclarecimentos sobre o livro no Senado Federal e a Defensoria Pública da União propôs uma ação judicial pedindo o recolhimento dos livros.

O Programa Brasil Sem Homofobia, que produziu três vídeos com recursos de uma emenda parlamentar que foram liberados pelo MEC. Os vídeos integravam um kit de materiais pedagógicos que seriam distribuídos em seis mil escolas do ensino médio onde foram registrados casos de homofobia. Os críticos do programa batizaram-no de "Kit Gay", entendendo que o programa tinha a finalidade oculta de "ensinar o estilo de vida homossexual". O material provocou polêmica nos meios de comunicação... resumindo a presidente Dilma Rousseff encerrou a polêmica, determinando que o material não fosse distribuído oficialmente

E mais: segundo o jornal Folha de S. Paulo, nos anos de 2010 e 2011, Haddad fez 129 voôs em aviões da Força Aérea Brasileira acompanhado da mulher e da filha, de Brasília para São Paulo, completando pelo menos uma viagem de ida e volta por semana. O uso de aviões da FAB é regulamentado pelo decreto federal 4.244/2002, que prevê o transporte de ministros, além de outras autoridades, para agendas oficiais ou no deslocamento para casa, porém não há nada no texto sobre a extensão desse benefício a parentes ou conhecidos das autoridades. Além disso, segundo o jornal, dezenas de voôs foram realizados nos finais de semana. Como exemplo o diário cita um voô realizado em fevereiro de 2011, em uma aeronave Embraer de 45 lugares que partiu de São Paulo para Brasília, em um domingo, só com Haddad e a filha.

Chega né! Já dá pra sentir que na “prova de ouro” esse menino está bem abaixo dos padrões de pureza para ser considerado “de ouro” no máximo “um menino folheado”; bijuteria barata; brilha muito, mas não vale o preço; é coisa pra R$ 1,99 – o que vem confirmar a máxima de que “Nem tudo que reluz é ouro”

Nenhum comentário: