Eduardo Almeida Reis
Área de serviço – Penitencio-me do crime de invadir, de três em três semanas, o território sagrado da deusa do lar. Explico: é lá que me cortam os cabelos e aparam a bigodeira. Manhã dessas, coincidiu de a máquina de lavar estar operando e pude observar o serviço admirável que me presta. É de boa marca e tem janelinha na frente, porque me disseram que tendo janelinhas são as melhores. Vai para cinco anos de bons serviços prestados ao abandonado.
Observando-a trabalhar, concluí que o sujeito que a inventou é um gênio. Sei perfeitamente que a melhor lavadeira continua sendo a boa companheira, que lava amorosamente as roupas de seu marido e senhor. Contudo, aos abandonados resta o recurso mecânico – e a máquina funciona que é uma beleza! O Livro das Invenções tem os nomes dos que inventaram as máquinas de calcular, de costura e de escrever, mas pula para o químico Hippolyte Mergé-Mouriès, inventor da margarina, inimigo da humanidade. Razão tem Istvan Wessel quando afirma que margarina não é coisa que se use numa cozinha.
Sinalização – Mais que emocionante, é emocionantíssima a notícia de que a Prefeitura de Belo Horizonte pretende instalar semáforos inteligentes numa das avenidas que está reformando. Cada sinal, di-lo o noticiário, custará R$ 45 mil. É muito de desejar que, numa próxima etapa, cuide a PBH de contratar redatores inteligentes para as placas de sinalização do trânsito.
Na tragédia com a carreta que transportava bobinas de aço e andou matando e ferindo muita gente na Avenida N. S. do Carmo, Bairro Sion, aquelas placas com o uso do adjetivo “restrito” podem ter confundido o motorista da carreta. Há sinais universais de “trânsito proibido” muito mais fáceis de entender do que o adjetivo usado nas placas de sinalização, sobretudo e principalmente pela maioria dos condutores de caminhões e carretas. Em último caso, escrever “proibido” é mais inteligente do que “restrito”.
Tenho visto em diversos lugares o adjetivo restrito soando como “privativo” para indicar que naquele corredor, naquela sala, a circulação é restrita (“que se destina a determinado grupo”; “esta instrução é restrita ao nosso departamento”) – médicos, enfermeiros, magistrados, funcionários do Judiciário e assim por diante.
Inquisições – Nossos coestaduanos cismaram de queimar senhoras nas ruas de Belo Horizonte. Primeiro, foi aquela moradora de rua; em seguida, uma esposa que teria sido queimada por seu marido. Ambas morreram. Houve precedentes históricos durante a Inquisição. Pormenor tétrico: a gordura que escorria dos queimados era recolhida e licitada, encontrando compradores. Em vez de Homo sapiens, nossa espécie deveria intitular-se Homo crudelis, de cruel, do latim crudelis,e ‘que se compraz no sangue, que derrama sangue, cruel, desumano, bárbaro, inexorável’. E a gente lê, a gente vê, a gente escuta.
Televisão – Até se entende que as tevês tenham programas esportivos com ênfase para o futebol, que transmitem ao vivo e em cores: há gente que gosta. Contudo, incluir na pauta de um telejornal o Torneio Corujão, sei não. Espetáculo constrangedor para milhões de telespectadores que não se interessam pelos times, pelos chutes e pela minguada plateia. Castigo para os repórteres obrigados a tirar água de pedra, sem sucesso.
Carnes – El Pobre Luis prepara carnes à maneira uruguaia: uma das melhores e mais baratas parrilas da capital argentina, no bairro Bajo Belgrano. Informação que anotei lendo o caderno de Turismo de um jornal carioca, pois, como sabe o pacientíssimo leitor de Tiro&Queda, sou de pouco viajar. Na capital de todos os mineiros dou preferência a El Rico Tomás, parrillero da melhor supimpitude, atleticano fanático apesar de nascido na República Oriental del Uruguay.
O mundo é uma bola – Faltam 200 dias para acabar o ano. No dia 14 de junho de 1807 o exército de Napoleão derrotou o exército russo na Batalha de Friedlândia. Em 1846, fundação do estado norte-americano da Califórnia. Em 1940, o exército alemão invade Paris. Em 1965, Paulo VI cria a Diocese de Itabira, no que obrou muitíssimo bem, porque é terra de gente excelentíssima. Em 1982 termina a Guerra das Malvinas entre a Inglaterra e a Argentina, mas os conterrâneos de Maradona ainda sonham com as ilhas almost devoid of trees, isto é, quase destituídas de árvores, temperatura que varia de 3ºC no inverno a 8ºC no verão, um pavor! E o idiota que lhes fala quase embarcou de férias num navio que passava por lá em dezembro do ano de 2010.
Em 1801 nasceu o paleontólogo dinamarquês doutor Lund, que deixou nome no Brasil, onde morreu em 1880 pertinho da Cidade Administrativa de Aécio, Anastasia e Niemeyer. Em 1864 nasceu o médico alemão Alois Alzheimer: t’esconjuro!
Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Ruminanças – “Em vez de RIO+20, a insuportável reunião deveria chamar-se RIO+7.000.000.000. Até agora, ninguém falou da pior poluição, a humana” (R. Manso Neto).

Nenhum comentário:
Postar um comentário