quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Muito obrigado Téta Barbosa

É isso mesmo. Obrigado por me trazer de volta a poesia de Manoel de Barros. O poeta coitado se encontrava inexplicavelmente relegado ao ostracismo em algum escaninho da minha pobre história. Você Téta, com o seu belo texto conseguiu reavivar o fogo. Os meus dois poetas, Manuel Bandeira, daqui e Manoel de Barros de Cuiabá, estão juntos novamente na minha vida. Abaixo o poema citado no seu texto. HC


ÁRVORE

MANOEL DE BARROS

Um passarinho pediu a meu irmão para ser uma árvore.
meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.
No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de sol,
de céu e de lua mais do que na escola.
No estágio de ser árvore meu irmão aprendeu para santo
mais do que os padres lhes ensinavam no internato.
Aprendeu com a natureza o perfume de Deus.
Seu olho no estágio de ser árvore, aprendeu melhor o azul.
E descobriu que uma casa vazia de cigarra, esquecida no tronco das árvores só serve para poesia.
No estágio de ser árvore meu irmão descobriu que as árvores
são vaidosas. Que justamente aquela árvore na qual meu irmão
se transformara, envaidecia-se quando era nomeada para o
entardecer dos pássaros e tinha ciúmes da brancura que os
lírios deixavam nos brejos.
Meu irmão agradecia a Deus aquela permanência em árvore
porque fez amizade com as borboletas.

Um comentário:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Merece aplausos, muitos aplausos...Ser poeta é fazer magia com as palavras.É dividir a beleza que existe dentro do coração, é compreender o que poucos percebem. Abraço. Márcia