sexta-feira, janeiro 06, 2012

Lambendo a Cria



José Virgolino de Alencar



Amigos, peço a sua atenção para o artigo abaixo. Quem o assina é o Leopoldo Alencar, filho do nosso amigo e colaborador José Virgolino Alencar. Melhor recomendação? Sabe aquela história : "filho de peixe...? Pois é meu caro Leopoldo, bem-vindo a bordo da Nau dos Insensatos. HC


"O texto abaixo, do Nutricionista Leopoldo Alencar, publicado no Blog Body & Mind, do estudante de Educação Física Matheus Baltar, é fruto da união de jovens profissionais ligados ao nutricionismo e aos cuidados físicos, dentro de um novo paradigma de controle da saúde, visando, priomordialmente, boas condições de vida a serem vividas ao longo do inexorável envelhecimento.

Não é o velho conceito do regime para emagrecer e adquirir beleza aparente, que vinha sendo utilizado por dietistas da linha do veganismo, do vegetarianismo, do abandono total da alimentação necessária para dar vigor e sustentação ao corpo humano.

Saindo do modelo que muitas vezes levava as pessoas à bulimia e à anorexia, as novas técnicas ensinam o controle alimentar e os cuidados físicos para oferecer uma sobrevida ou uma vida saudável.

O artigo de Leopoldo, que destaco não por ser meu filho, mas por ter sido parte das ideias que ele defendeu na apresentação de sua monografia ao se formar em Nutrição, recebendo nota 10 com louvor; o trabalho completo também foi apresentado no curso de Especialização feito sob o patrocínio da Universidade Gama Filho, como também no Congreso Internacional de Nutrição, realizado em São Paulo.

Assim, formando uma dupla de profissionais modernos, associados a outras áreas afins, Leopoldo e Matheus apresentam esse caminho novo para uma vida nova." JVA

Leopoldo Alencar

REFEIÇÃO PRÉ-TREINO

O exercício físico, isoladamente, sem o acompanhamento de uma dieta equilibrada, não apresenta resultados tão eficazes. Nutrição e exercício físico estão relacionados diretamente; a capacidade de rendimento do organismo melhora com a alimentação adequada, através da ingestão equilibrada dos nutrientes, sejam os macro e os micronutrientes. Portanto, a nutrição é um dos fatores que podem aperfeiçoar o desempenho do desportista.

A alimentação pré-treino pode ser considerada um importante recurso ergogênico e fator otimizante de resultados. No entanto há divergências na literatura científica referentes à melhora ou não do desempenho quando o exercício é precedido do consumo de carboidratos. Para alguns autores, o consumo de carboidratos pré-exercício tem sido sugerido como uma alternativa para minimizar a depleção de glicogênio que ocorre ao longo do exercício tanto de força quanto de resistência aeróbica.

Tradicionalmente, a suplementação com carboidratos era associada ao desempenho em exercícios aeróbios. Neste contexto, a suplementação poderia aumentar o tempo de exercício realizado pela elevação da glicose sanguínea e redução do uso de glicogênio muscular. Entretanto, estudos têm demonstrado que exercícios intermitentes igualmente podem reduzir os estoques de glicogênio muscular, bem como uma diminuição significativa do glicogênio muscular afeta o trabalho de força quando o estoque inicial de glicogênio é reduzido devido a uma manipulação dietética inadequada. O glicogênio pode ser considerado um fator limitante para o desempenho de força, podendo afetar o desempenho pela modificação da funcionalidade do sistema nervoso central através das alterações sanguíneas de glicose.

A adequação nutricional da refeição pré-treino aliada a um índice glicêmico compatível com a duração, intensidade e tipo de treinamento poderá promover aumento na performance, redução da instalação da fadiga muscular e hipertrofia muscular.

Leopoldo Alencar - Nutricionista Esportivo - CRN 7777
BLOG: Body & Mind - Matheus Baltar

Um comentário:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Sr. José Virgolino,

É motivo de satisfação e orgulho o sucesso de um filho. Parabéns! E assim novas teorias surgem para felicitar cada um de nós , ainda mais no campo da saúde. Felicidades e sucesso para seu filho e equipe. Abraço. Márcia