Bluecar: Paris melhora trânsito com poluição zero

O dinâmico prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, espera reduzir em 22.500 o número de carros individuais da cidade e nos municípios da região metropolitana de Ile de France – onde vivem 5 milhões de habitantes.

A Prefeitura espera que cada veículo sirva 5 diferentes usuários num mesmo e único dia. Cada carro elétrico compartilhado pode livrar a cidade de 5 veículos privados. O sistema, chamado Autolib, não existe em nenhuma outra cidade do mundo. É pura inovação, declarou Delanoe.
Hoje são 300 carros, distribuídos em 250 pontos de aluguel e devolução, 180 deles dentro de Paris, os demais na região metropolitana. A oferta de veículos aumentará proporcionalmente ao sucesso da procura, até 3000 em um ano, chegando a 1400 estações – 700 delas dentro da capital.
Os carros tem cambio automático, GPS capaz de informar as estações de aluguel e recarga mais próximas, e a disponibilidade praças livres para restituição. Os usuários tem que inscrever-se mediante apresentação de carteira de identidade, permissão para conduzir, e comprovante de pagamento bancário da taxa de inscrição. O abono anual custa 144 euros, o semanal 15 euros, o diário, 10 euros de entrada, mais 5 euros cada meia hora de uso.
A empresa terceirizada Bolloré – a mesma que aluga as bicicletas – investiu 235 milhões de euros no projeto, com contrapartida de 35 milhões da prefeitura. Para o industrial bretão Bolloré, que faz carros elétricos com bateria de polímeros adicionados ao lítio, o projeto é uma vitrine para seu produto. Os carros Bolloré tem autonomia de 250 km, em contraposição aos 150 km do modelo Renault.

Um comentário:
Hugo,
É para dar uma "leve" idéia da "pequena" diferença. Grande abraço. Márcia
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