segunda-feira, dezembro 12, 2011

É de matar de inveja

Margarita Sansone em 5 de dezembro de 2011

Bluecar: Paris melhora trânsito com poluição zero

Começa a funcionar em Paris o sistema Bluecar, para desafogar o trânsito e diminuir os níveis de poluição. Elétricos, com baterias de lítio e polímeros, construídos especialmente pelo grupo Bolloré, os Bluecar, são carros de aluguel, a serem compartilhados pelos franceses.
O dinâmico prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, espera reduzir em 22.500 o número de carros individuais da cidade e nos municípios da região metropolitana de Ile de France – onde vivem 5 milhões de habitantes.


A Prefeitura espera que cada veículo sirva 5 diferentes usuários num mesmo e único dia. Cada carro elétrico compartilhado pode livrar a cidade de 5 veículos privados. O sistema, chamado Autolib, não existe em nenhuma outra cidade do mundo. É pura inovação, declarou Delanoe.

Hoje são 300 carros, distribuídos em 250 pontos de aluguel e devolução, 180 deles dentro de Paris, os demais na região metropolitana. A oferta de veículos aumentará proporcionalmente ao sucesso da procura, até 3000 em um ano, chegando a 1400 estações – 700 delas dentro da capital.

Os carros tem cambio automático, GPS capaz de informar as estações de aluguel e recarga mais próximas, e a disponibilidade praças livres para restituição. Os usuários tem que inscrever-se mediante apresentação de carteira de identidade, permissão para conduzir, e comprovante de pagamento bancário da taxa de inscrição. O abono anual custa 144 euros, o semanal 15 euros, o diário, 10 euros de entrada, mais 5 euros cada meia hora de uso.

A empresa terceirizada Bolloré – a mesma que aluga as bicicletas – investiu 235 milhões de euros no projeto, com contrapartida de 35 milhões da prefeitura. Para o industrial bretão Bolloré, que faz carros elétricos com bateria de polímeros adicionados ao lítio, o projeto é uma vitrine para seu produto. Os carros Bolloré tem autonomia de 250 km, em contraposição aos 150 km do modelo Renault.

Bolloré aposta no sucesso nos mesmos moldes das bicicletas municipais Vélib – disponíveis em Paris – e do sistema Bicing, posto em circulação pelas prefeituras de Barcelona e do Rio de Janeiro. Um detalhe, o aluguel das bicicletas custa um terço do preço dos automóveis, como se lê no cartaz.

Um comentário:

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Hugo,
É para dar uma "leve" idéia da "pequena" diferença. Grande abraço. Márcia