sábado, maio 21, 2011

Sobre as Respostas ao Questionário de Bernard Pivot

Hugo Caldas

Meus caros amigos

Como imaginava, face à respostas tão ricas, penso que o exercício valeu a pena. Foi uma atividade revigorante. O Nosso Blog saiu-se muito bem da empreitada, com mais energia, bem mais estimulado. Dentre um universo de, professores (a grande maioria), técnico em segurança do trabalho, guias de turismo, músicos, administradores, universitários, jornalistas, contabilistas, economistas, bancário, atores, aposentados, psicanalista, médico, fotógrafo, artista plástica, escritores, ensaístas, poetas, seresteiros, namorados e adoradores do sol, chego a conclusão que realmente formamos um belo núcleo de pessoas esclarecidas, com apreciável poder de olhar o mundo com olhos de ver. Com os olhos da indignação, quando esta se torna necessária. Com olhos de não deixarmos por menos os mandos e desmandos desta terra Pindorama.

Cada um disse o que queria ou pensava. Muito sadio. É assim mesmo que o jogo funciona. Uma grande brincadeira nos faz conhecer melhor as pessoas. Muitas das respostas, tão diferentes e ao mesmo tempo tão semelhantes não me surpreenderam. Era exatamente o que eu esperava. Outras, entretanto, me deixaram um grilo embaixo do travesseiro.

"Se Deus existisse mesmo, gostaria de ouvir Ele dizer "mas que merda, a novela Humanidade está muito repetitiva. Para mudar um pouco o roteiro dessa novela vou acelerar o processo de morte das pessoas que tornam aquele lugar um inferno e dar recursos para as pessoas que têm capacidade de melhorar a vida de todos. Ah, vou também secar todos os poços de petróleo. Vamos ver se melhora nos próximos capítulos."

Enfim...

Falou-se de tudo: alegria, verdade, gentileza, amor, liberdade, respeito, beijo, mar, apreciar, satisfação, pássaros, fraternidade, beleza, saudade, e até uma citada em inglês, "serendipity", e miríades de outras palavras que passearam com pompa e circunstância pelo questionário das favoritas. Não poderia ser de outra maneira.

O fato interessante: A intimidade da quase totalidade com o Padre Eterno. Todo mundo querendo chegar aos Portais Celestiais e ser bem recebido. O fato desinteressante: Algumas pesssoas a quem enviei o formulário fizeram cara de paisagem e não responderam. Uma pena! Mas, estamos todos de parabéns!

Agora, as minhas próprias respostas:

1 - Qual a sua palavra favorita?

R - Pororoca. Só de imaginar um francês, por exemplo, tentando pronunciar, me dá frouxos de riso.

2 - Qual a palavra que você menos gosta?

R - Presidenta!

3 - O que te excita criativamente, espiritualmente ou emocionalmente?

R - Ibrahim Ferrer cantando, "Como Fué".

4 - O que te estressa?

R - A diarreia mental da professora (sic) Heloísa Ramos, autora do best-seller “Por uma Vida Melhor”, aquele do "os peixe é nóis que pesca"!

5 - Qual o seu palavrão preferido?

R - Como dizíamos na Paraíba dos meus tempos... "Féla da Puta!"

6 - Que som ou barulho você gosta?

R - O violino da minha neta Naomi.

7 - Que som ou barulho você odeia?

R - Como professor das antigas, o som do giz rangendo no quadro-negro até hoje me persegue. Ah, a voz do Dr. Honório Causa.

8 - Qual a profissão, diferente da sua própria gostaria de exercer?

R - Aqui necessário se faz voltar no tempo. Gostaria de ter sido piloto de Spitfire da RAF na Batalha da Inglaterra.

9 - Qual profissão estaria absolutamente fora da sua cogitação?

R - Qualquer coisa relacionada à bancos, banqueiros, advogados.

10 - Se o Céu existe, o que gostaria de ouvir Deus dizer, quando você chegar aos Portões Celestiais?

R - Teu Avô Ambrósio mora bem ali na Alameda das Flores, 47.

5 comentários:

VIRGOLINO disse...

Pois é, amigo, Hugão, depois de uma certa preguiça, por estar a meio caminho da idade final, quando nos bate dias de desânimo e descrença, como também de sua cutucada que me acordou, respondi às perguntas, com ares de brincadeira, mas descubro que você estava levantando um lebre séria, procurando desvendar a complexa alma e psiquê do ser humano.

Valeu, Hugão!

Fábia Lívia disse...

Dei a olhadinha e me diverti com seu jeito de escrever bem humurado e crítico.

Enquanto o giz não range, as teclas do computador fazem o som comandado por sua vontade e necessidade de dizer o que quer e nos permitir que façamos o mesmo.

Então acho que o blog se torna mais light, mais adequado pra nós que gostamos de refletir sobre outros assuntos que não sejam política e politicagem. Vamos buscar coisas bonitas pra fazer as mentes vibrarem de modo diferente, mais benevolente.
Bdjo e boa noite.
Fabia

Ana Arnaud disse...

Perfeito o comentário da Fábia!
Vamos esquecer desse aspecto da vida que sempre nos aborreceu, já vimos esse filme muitas e muitas vezes.

Porém, quando a política se tornar anedota, ponto de partida para a tão necessária desopilação do fígado...aí sim...
Ana

Jorge Zaupa disse...

Admiro sua busca pelo novo.Gosto de ouvir/ler seus desafios. Realmente temos muito a ganhar com a nova cara do blog.

PS.: Quando vc.chegar na calçada(além disso nananinanão) do céu Deus vai dizer-lhe: - Que queres aqui seu ''fela da puta''? Vc.não
vivia dizendo que eu não existia?

Hugão disse...

Ô Gauchão
Brincadeirinha. Eu e God somos "assim", ó! Hugão