quinta-feira, maio 26, 2011

ECOLOGIA EM FOCO "DE LUTO"

Breno Grisi

Caros leitores: é uma lástima que tenhamos que baixar nossas cabeças e nos submetermos à "genialidade" dos nossos congressistas, que ignorando todo o conhecimento científico que se desenvolve neste país, por suas sólidas instituições de pesquisa (Universidades, Embrapa, INPA e alguns outros órgãos de pesquisa brasileiros...), aprovou (nesta "primeira fase") a MUTILAÇÃO do Código Florestal brasileiro.

A mídia, por sua vez, divide-se, entre um comentário inteligente feito pela economista Miriam Leitão (postagem anterior deste blog) e um comentário submisso à classe produtora inconsequente do jornalista Joelmir Beting, na Band. Vejam, abaixo, minha mensagem a essa emissora de televisão, que enviei hoje:

Prezados senhores da equipe de notícias/jornalismo da Band:

Sempre acompanhei o Band News e o Terra Viva. Sempre confiei em ambos, principalmente pela imparcialidade.

Venho observando no entanto, a forte tendência dessa importante emissora formadora de opinião, em nível nacional, em contemplar favoravelmente em seus comentários diários a MUTILAÇÃO que querem executar no Código Florestal Brasileiro. Um pequeno exemplo: os comentários de hoje pelo jornalista Joelmir Behting favorável a essa mutilação aprovada pela Câmara Federal, encerrou-se com a frase: ..."os produtores rurais precisam e o Brasil merece"... Ou algo parecido!

É uma lástima. Pode ser muito duro, afirmar isso, mas é a verdade: Este respeitável comentarista não sabe nada a respeito de meio ambiente. Não tem nenhuma percepção sobre o que seja necessário para se manter o país como grande produtor de alimentos. Nem tampouco que não se deve, em hipótese alguma, desmatar margens de rios nem encostas e topos de morros.

Postei informações sobre isso em meu blog de ecologia: www.ecologiaemfoco.blogspot.com. Neste blog os senhores verão meu perfil.
E nesta oportunidade ofereço-me para dar umas "aulinhas" ao digníssimo jornalista (e demais colegas, do Terra Viva, caso desejem) sobre o PORQUÊ de não se perpetrar tal mutilação no Código Florestal. Dou aulas sobre Ecologia de Ecossistemas e Economia Ambiental.

Observações finais: 1) Esta é uma questão de responsabilidade social, simplesmente porque: desenvolvimento sustentável social é precedido pelo desenvolvimento sustentável econômico, que por sua vez fundamenta-se (fatalmente) no desenvolvimento sustentável ecológico. Este é o primeiro capítulo das "aulinhas".

2) Vou divulgar esta mensagem no "ecologiaemfoco".

Respeitosamente,

Breno Grisi
MSc Ecologia (USP)
PhD em Ecologia (Universidade de Essex, Inglaterra)
Pós-doutor (Rothamsted Experimental Station, Inglaterra)
Ex-Professor da UFBA
Ex-Pesquisador Adjunto da CEPLAC, Bahia.
Professor Aposentado da UFPB (atualmente, em Universidades particulares, em João Pessoa, PB)
Autor de vários artigos de pesquisa em diversos ecossistemas e agrossistemas brasileiros (e da Ingalterra)
Autor do "Glossário de Ecologia e Ciências Ambientais"

Do BLog ECOLOGYINTOFOCUS

Um comentário:

Unknown disse...

Oh meu caro Breno Grisi, compreendo tua ingenuidade por seres homem dedicado à área tão nobre e, talvez por isso, não tenhas dado a devida atenção ao que ocorre nos bastidores políticos desses setores tão importantes de nossa economia, que são a Agricultura e o Meio Ambiente.

Perdoe-me Breno, mas estás, totalmente, equivocado sobre Joelmir Beting, Band News e o Terra Viva, pois nenhuma dessas três fontes merecem teu reconhecimento. Joelmir é raposa que nunca soube se batia no galinheiro ou na videira, então resolveu sobreviver das migalhas que vazam das “tetas da vaca Brasília”. Band News e Terra Viva são mídias de parte da grande imprensa, que há muito se mantém por ter se posto em genuflexão diante do aparelhamento do Estado.

Só me atrevo fazer estas observações, porque muitas pessoas “do bem” têm se iludido com a farsa de nosso momento político, que espero não seja o seu caso... ...Não se pode esperar nada diferente do que estás presenciando sobre Agricultura e Meio Ambiente. Existem muitos compromissos escusos assumidos por essa gente, pois não esqueças, que recém passaram oito meses pós eleições 2010 e isso é muito pouco tempo para taparem os rombos dos orçamentos “bilionários” de suas campanhas...