terça-feira, maio 10, 2011

Cuba estuda permitir a cidadãos viagens internacionais como turistas


Atenção meus caros amigos do Cordão Encarnado, poderiam responder com toda a sinceridade se forem capazes evidentemente, o que vocês acham desse monitoramento de pessoas em pleno século 21? HC


Agência O Globo - seg, 9 de maio de 2011

HAVANA - O governo cubano está estudando planos para permitir que seus cidadãos viagem para o exterior como turistas, prática que foi oficialmente limitada há cerca de 50 anos. A proposta é um dos 313 itens da reforma econômica aprovada no VI Congresso do Partido Comunista Cubano (PCC), realizado em abril.

De acordo com o texto, a autorização a viagens acontecerá "mediante a criação de ofertas". Este conceito é aplicado desde 2008, quando o governo de Raul Castro permitiu que os cidadãos se hospedassem em hotéis da ilha que até então só podiam receber estrangeiros.

Após a Revolução Cubana, em 1959, a saída de cubanos foi limitada praticamente a funcionários do governo. Já nos anos 1970, Havana permitia viagens à União Soviética e a países socialistas europeus, em excursões organizadas por empresas estatais de turismo.

Atualmente, Cuba impõe uma série de regras e trâmites para permitir a saída de algum cidadão do país, sendo que as viagens privadas se limitam a quem é convidado a ir a outra nação ou visitar familiares nos Estados Unidos.

As mudanças econômicas e sociais propostas no congresso PCC também incluem a autorização para comprar e vender imóveis e automóveis. Até o momento, não havia sido divulgado exatamente o conteúdo das questões debatidas no congresso.

Em outra parte do documento colocado à venda, o PCC afirma que vai continuar "propiciando a participação" do capital estrangeiro na ilha, considerado uma fonte de emprego.

3 comentários:

Hugão disse...

Vocês viram. Ninguém respondeu. Ficam todos caladinhos fazendo cara de paisagem. Por que? Muito interessante. Hugo

Carlos Mello disse...

"O cordão encarnado só fala quando é pra esculachar o cordão azul. E vice-versa."
Carlos

A. M. da Costa disse...

Provavelmente as viagens patrocinadas serão para visitas guiadas aos acampamentos das FARC, na Colômbia e aos campos de treinamento da Al Qaeda, no Oriente Médio.