terça-feira, abril 12, 2011

O que falta na TV brasileira?

Xênia Bier

Gente, a novela Insensato Coração, da Globo, não está atingindo o nível de audiência que a emissora esperava, e a turma já está na fase de puxar o cabelo. Se me permitirem uma opinião – não me pediram, mas eu dou –, que pode até pesar nas tais pesquisas internas, lá vai: estou saturada de novelas!!!

Sim, não aguento mais o núcleo dos ricos, que sempre tem um mau-caráter e o núcleo dos pobres, todos legais, de bom caráter! O meu saquinho encheu!

Há 30 e tantos anos, os mesmos autores. Formou-se uma panelinha, onde novos talentos raramente entram e, como disse Lima Duarte numa entrevista recente à Folha de S. Paulo: há 40 anos ele faz a mesma novela!

Aceito a fantasia da novela, mas odeio quando o autor me faz de idiota, justificando que o novo público é pouco informado, então é preciso baixar o nível. Discordo. O nível da TV devia estar dois pontos acima da compreensão do público pra forçá-lo a aumentar sua capacidade intelectual. Seria essa a função maior da TV, e não contribuir para a mediocridade total!

A Globo está mais perdida que cego em tiroteio! Criou o famoso padrão de qualidade para um público do século passado, de bom gosto e de bom nível escolar. E também não existia a praga das celebridades! Trabalhar na TV era pra gente talentosa que amava o que fazia. Gente que nem carro tinha, ia de ônibus. Hoje, qualquer piriguete é “atriz”; qualquer mocinho bonito que “agrada” o diretor é “ator”. O exemplo a seguir antes era o talento; hoje é o quanto se ganha, não importa o que se faz. Isso reflete na programação.

Um comentário:

Unknown disse...

Xênia!

Perdoe-me a franqueza, mas você se vale do pensamento "burguês segregacionista" para criticar o comportamento de um "segmento da sociedade"...

Você devia saber, que os segmentos da mídia são retrato dos da nossa sociedade, num estágio de evolução cultural, que não comporta a "crítica pela crítica, mas sim pelo que ela acrescentar à cultura", fora isso o que você acrescentou de útil?