quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Memórias do Liceu


ANCO MÁRCIO DE MIRANDA TAVARES

Eu tinha uma pasta meio amarelada e diariamente levava todos os livros, somente pra aparecer. Nos dias da aula de Trabalhos Manuais, eu levava também uma folha de compensado, serra, arco e tudo o mais para a decupagem. Sentava na carteira da frente, era o número dois na chamada, e fiquei impressionado com Dona Mauri a professora de francês, quando ela falou na primeira aula:

- De agora por diante nós só vamos falar francês...

Mas não explicou que era somente na aula e eu me vi angustiado em casa perguntando "parlez vous" pra minha mãe, Me apaixonei à primeira vista pela professora de História do Brasil. Também...Quem não se apaixonaria pelo rostinho lindo de Leda. Ela falando em Capitanias Hereditárias e eu pensando em namorar com ela.

Fui com meu pai na loja de Inácio Vinagre, comprar o material da aula de Educação Física. Calção, camiseta, sunga e tenis. Duas vezes por semana, eu acordava às cinco e ia em jejum, ouvir Velosão dizer "e um , e dois e três" e depois um gostoso refresco garapão com pão doce na cantina de Luiz...

Lembro do dia em que, levados por um professor, entramos na mãquina do relógio da torre. Porra, meu! Fiquei encantado com as engrenagens que faziam os ponteiros andar e com os sinos com dois martelos de lado, que soavam nas horas e meia horas. Voltei pra casa e fiquei falando nisso o dia todo...

Lembro do Gordo Cabral que um dia levou pro Liceu uma revista de mulher nua... Ficamos todos entusiasmados!! Uma loura com cada peito que dava meio quilo e um monte de cabelos entre as pernas. Naquele dia foi grande a movimentação dos banheiros, pois os "mãos cabeludas" ficaram excitados...

Estavam construindo o IEP e a gente ia pra lá, olhar as meninas fazendo ginástica. Maneca trouxe um binóculo e olha lá, Lurdinha do volley com aqueles coxonas bem na minha cara...Olha lá Nice, olha lá Nira, bem ao alcance de nossos olhos meninos!! Maneca viu que a gente tinha gostado e começou a cobrar deztões pela olhada, o safado!!

Liceu, que o tempo num traz mais. Liceu que eu frequentava de calça caqui remendada e blusa cinza, mais remendada ainda...Toda cerzida pela minha mãe... Eu sou um pobre congênito. Mas eu nem ligava... Tava nem aí... O que eu queria mesmo nesse tempo antes do teatro, era jogar no Come e Dorme, cujo famoso trio final era o seguinte: Cabral, Anco e Edson.Três merdas jogando, três refinados merdas...

Um comentário:

VIRGOLINO disse...

Anco: Com essas reminiscências do Liceu, você ascendeu saudosas lembranas daquele educandário que tinha ensino de Universidade.

Estudante pobre, morando na Casa do Estudante, na R. da Areia, vindo do Sertão, fiz um verdadeiro vestibular para entrar no Liceu, já que o número de candidatos superava em muito o de vagas.

Lá, fiz o científico e entrei fácil no meu curso universitário.

O Liceu de D. Daura Santiago asfaltou o meu caminho para uma jornada profissional vitoriosa.

Grato pela feliz lembrança.