terça-feira, janeiro 11, 2011
É SÉRIO: POR QUE O BRASIL TEM OS PUBLICITÁRIOS MAIS ANALFABETOS DO MUNDO
Geneton Moraes Neto
O Sopa de Tamanco já listou, aqui, casos de anúncios que dizem "um óculos". Já berrou contra o anúncio televisivo de um suco em que a atriz dizia "sombrancelha". Já vomitou contra um anúncio de um carro em que o texto falava em "encarar de frente".
Agora, para fechar a lista de horrores, a TV exibe a toda hora um anúncio de carro - pretensamente chique - em que o personagem pergunta a outro: o que você vai estar fazendo "daqui cinco anos" ? ( ou vinte anos, não me darei ao trabalho de me lembrar...)
O pior é que são anúncios caros, produzidos para produtos supostamente de qualidade. "Um óculos" é de um anúncio da Photoptica: uma promoção que prometia óculos de sol. "Sombrancelha" é de uma fábrica chamada Gula Fruts. "Encarar de frente" é de um anúncio da Toyota publicado nas revistas. "Daqui cinco anos" é da Ford.
É uma verdade límpida, pura, cristalina e incontestável: gente que diz ou escreve "um óculos", "sombrancelha", "encarar de frente" e "daqui cinco anos" é analfabeta. Ponto.
Conclusão: a publicidade brasileira pode ser não a pior, mas, com toda certeza, é a mais analfabeta do mundo.
Uma pergunta pende no ar: quantos mil dólares um publicitariozinho desses cobra para escrever tais aberrações ?
De repente, as coisas começam a fazer sentido. Era tão óbvio, mas só agora notei: um país que conta com publicitários desse tipo teria de ter, no senado, figuras como Renan Calheiros e, na TV, débeis mentais se esgoelando em reality shows.
O círculo se fechou. Agora, finalmente, entendi tudo.
Peguei emprestado no Blog "Sopa de Tamancos"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Do Analfabetismo do Publicitário ao da Consciência Social...
Primeiro que em publicidade publicitários concluíram que vale tudo, inclusive anunciar “pinto por codorna” – gato e lebre estão velhos – haja vista o “gato Lula” e a “pinta Dilma”!...
Acabei de postar um texto em que num parágrafo digo:
“No entanto, ninguém tem coragem de analisá-lo por esse prisma... Por quê? Qual o verdadeiro motivo desse estranho acovardamento de parte de setores da Imprensa e de Analistas e Cientistas políticos?... Será uma síndrome semelhante a “de Stocolmo” ou o “papel moeda” vigente que os impede ou ambos?...”.
Ora!... O que causa maior mal à sociedade: é o “analfabetismo dos publicitários” – uma vez que em publicidade vale tudo par anunciar um produto – ou o da “consciência social”?...
Lê-se ainda no segundo parágrafo:
...para fechar a lista de horrores, a TV exibe a toda hora um anúncio de carro - pretensamente chique - em que o personagem pergunta a outro: o que você vai estar fazendo "daqui cinco anos"? (ou vinte anos, não me darei ao trabalho de me lembrar...)...
Pois deveria(m) se dar ao trabalho de tentar saber o que Lula fez em seus trinta anos como “pseudopolítico” e Dilma fará em seu mandato... ...impostos que foram por esses mesmos publicitários e aceitos por esses mesmos veículos que deram e continuam dando luz aos seus “produtos”... ...inclusive as OG que o senhor Geneton faz parte.
Mais grave ainda é o que está dito no último parágrafo:
“De repente, as coisas começam a fazer sentido. Era tão óbvio, mas só agora notei: um país que conta com publicitários desse tipo teria de ter, no senado, figuras como Renan Calheiros e, na TV, débeis mentais se esgoelando em reality shows.”
Ora! Levaram 30 anos para entenderem coisas tão óbvias quanto a Renan e, na TV, ainda, imperceptivelmente – de falta de percepção –, manifestam segregacionismo sobre “os” débeis mentais!...
Repito: o que causa maior mal à sociedade: é o “analfabetismo dos publicitários” ou o da “consciência social”?...
Muito boas as observações de Geneton Morais Neto, como também é bastante válida a indagação de Delmar Fontoura.
A (in)consciência social é o que produz mais desgraças para o país
Postar um comentário