domingo, julho 18, 2010

Até os Correios!

MARCUS ARANHA

Os Correios saíram da categoria de orgulho nacional à problema nacional.

Em 1931, no governo de Getúlio Vargas foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos. Mesmo preso a uma burocracia imensa e ensaiando os primeiros passos, o novo órgão saiu funcionando meio capenga, mas, servindo muito a população brasileira.

Pense o que era, naquela época, fazer sair da Bahia uma carta e fazê-la chegar ao Acre.

Com os militares no poder, em 1969 criaram a Empresa de Correios e Telégrafos que surgia com o intuito de modernizar o velho Departamento.

Passados alguns anos os Correios conseguiram moldar uma imagem de seriedade e eficácia, passando a transmitir aos brasileiros muita credibilidade e simpatia.

Não existem motivos para substituir os dirigentes de uma empresa pública após uma eleição, somente para abrir vagas para novos apadrinhados.

Mas, foi o que aconteceu com os Correios após a eleição do Presidente Lula. Para garantir apoios no Congresso Nacional, os Correios foram entregues de bandeja ao PMDB. O resultado é que técnicos competentes e experientes foram substituídos por “cristãos novos” cujas qualidades eram tão somente o QI (quem indicou).

O resultado está aí: os Correios deu com os burros n’água.

O Serviço de Encomenda Expressa (SEDEX) existente há quase 30 anos ficou muito mais caro, mas a rapidez da entrega da encomenda foi pr’ o brejo.

Eu mesmo, paguei quarenta reais por uma carta SEDEX colocada em São Paulo numa segunda feira, dirigida ao meu filho em João Pessoa; ele recebeu a dita cuja ás 5 da tarde da sexta. Vá ser “expresso” assim na baixa da égua.

O SEDEX 10 que entregava encomendas em 24 horas fechou as portas. Algum dirigente dos Correios ainda com um pouco de vergonha na cara achou que era demais cobrar uma fortuna para entregar uma encomenda no dia seguinte a da postagem e o destinatário só tê-la em mãos quatro dias depois.

O descalabro foi tão grande que resolveram acabar com o SEDEX 10 no país inteiro. A imagem dos Correios não estava indo pr’o brejo. Estava indo pra fossa, mesmo!

Tai... O uso de empresas públicas para aquinhoar aqueles que apóiam um determinado partido só pode dar nisso. Esculhambaram uma empresa que tinha uma imensa ligação com todos os brasileiros, aqueles que enviam uma carta a mãe muito distante ou precisam mandar urgente um documento importante com fim mais importante ainda.

Os Correios saíram da categoria de orgulho nacional à problema nacional.

E vale a pena lembrar que o mensalão apareceu em 2005 depois de uma denúncia de safadezas nos Correios envolvendo aliados do Governo Federal. Transmutaram a Empresa em moeda de barganha política e ela, por si só afundou: atrasos os mais absurdos na entrega de correspondências e encomendas, causando uma verdadeira explosão de reclamações por parte dos usuários.

O presidente Lula não faz mudanças drásticas principalmente que atinjam o presidente da estatal, Carlos Henrique Custódio, protegido do Senador Hélio Costa (PMDB) que já foi Ministro das Comunicações e é candidato de Lula ao governo de Minas Gerais.

Pois é... No Brasil a POLÍTICA desmantela tudo.

Até os Correios!

3 comentários:

Carlos Mello disse...

É de chorar mesmo! Quando morei na zona oeste do Rio, há uns dois anos, tinha uma assinatura de uma revista cristã que nunca chegava à minha casa. Reclamei à editora e me provaram que estavam enviando. Procurei a agência dos Correios local e me deram a seguinte explicação: não sabiam direito o que estava ocorrendo, pois tratando-se de uma revista religiosa, havia pouco interesse dos funcionários em surripiá-la. Só se havia alguém na agência cuja mãe era católica, ou evangélica, mas isso ele não tinha como averiguar. Não é uma maravilha? Eis a que ficou reduzida essa instituição que, como bem diz o articulista, chegou a ser um orgulho nacional.

Marco Seixas disse...

Gostaria de colaborar com este artigo lembrando-os que graças a esta empresa, que na época era orgulho ncaional, criou-se durante a ditadura militar um orgão chamado CAN - Correio Aéreo Nacional, cujo papel fundamental era o desenvolvimento e abastecimento da região Amazônica. Hoje, este orgão, assim como a ECT, está falido! Pouco se vê e nunca se houve falar deste orgão que outrora fora fundamental.

Hugo Caldas disse...

Em respeito à verdade histórica:
O CAN foi criado em 1931 como unidade aérea do Exército. Em 1941 juntou-se ao correio aéreo naval da Marinha. Foi portante criado por órgãos militares mas não durante a ditadura de 1964.
Hugão - mediador deste Blog