quarta-feira, abril 21, 2010

A Imagem do Dia


Marisa e mulheres de Alencar e de Amorim condecoradas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje de evento no Itamaraty de entrega de medalhas da Grã Cruz da Ordem de Rio Branco a ministros e personalidades. No grupo das Personalidades, receberam a homenagem a primeira dama, Marisa Letícia, a mulher de José Alencar, Mariza Gomes da Silva e do ministro Celso Amorim, Ana Amorim.

A Insígnia - A Ordem de Rio Branco, instituída em 1963, distingue, no seu regulamento, os autores de “serviços meritórios e virtudes cívicas (…), ações e feitos dignos de honrosa menção”. A comenda, compõe-se de uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco. Uma esfera central, em prata dourada, traz a legenda Ubique Patriae Memor. Tal dístico era a expressão latina ex libris (utilizada para determinar a propriedade de um livro) adotada pelo Barão do Rio Branco. Significa “em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. O reverso da insígnia, dourado, traz as datas 1845-1912 –os anos do nascimento e morte do barão. A data regulamentar da entrega das comendas, 20 de abril, é também o Dia do Diplomata.

3 comentários:

Riobaldo Tatarana disse...

O único comentário cabível só poderia ser formulado em palavrões, o que é contra o regulamento do blog. Pergunta: nós merecemos isso, sermos envergonhados publicamente? Imagino a cara de piedosa ironia dos diplomatas estrangeiros convidados. Mais uma vez, é "o ridículo como expressão nacional". Parece que estou ouvindo D. Marisa pedindo: "Ah, bem, eu queria tanto um brochinho daqueles...". E Lula, bonachão: "Tudo bem, mulher, vou mandar alguém cuidar disso. Riobaldo

Unknown disse...

Posso incluir na série Escracho-BR?

Mary disse...

Que vergonha!