sábado, março 13, 2010

El Bigote Que Cantava

Bienvenido Rosendo Granda Aguillera, era o nome completo de Bienvenido Granda, cantor de boleros e ritmos cubanos. Por cultivar um enorme bigode era conhecido como "El bigote que canta". Bienvenido Granda ficou órfão aos seis anos de idade e descobriu sua vocação para os ritmos cubanos e os tangos ainda criança, cantando nos ônibus de Havana, para sobreviver. Começou realmente a sua carreira entre as décadas de 1940 e 1950, em emissoras de rádio. Sua primeira orquestra chamava-se Sonora Matancera. Atuou com este grupo por vários anos, até que, em 1954, iniciou carreira solo. Apresentou-se em vários países da América Latina até fixar residência na Cidade do México, onde faleceu em 1983. Interpretou vários gêneros musicais cubanos e caribenhos, especialmente o bolero.

Desconfio que El bigote se encontrava fora de Cuba quando Fidel e seus quadrilheiros desceram da Sierra Maestra e começaram uma matança sem precedentes. O conheci já em João Pessoa onde morou por um certo tempo, no final da década de 50 e presenciei seus pileques homéricos em companhia de Pascoal Carrilho, conhecidíssimo locutor da Rádio Tabajara.

Bienvenido ostentava um título que muito o envaidecia: "O Rei da Zona". Era tocado, dançado e escutado desde a Rua Maciel Pinheiro em João Pessoa ao Texas Bar, no Recife Antigo. Jóia rara este video, precário, mal iluminado, mas onde ele externa toda a sua musicalidade, em perfeita sintonia com a Sonora, arriscando inclusive uns passinhos de dança. Era o artista por excelência. Junto ao video a letra em espanhol de "Nostalgia" até como uma homenagem ao Orlando Zapata, morto recentemente e ignorado por muitos. Os bons cubanos ou já morreram ou estão pra morrer por greve de fome.

Já não se fazem cubanos como antigamente. HC.

NOSTALGIA

Nostalgia llevo dentro del alma

Cuando me separo de ti
Me hace falta, mucha falta
De verte de quererte, de tenerte
Siempre junto a mi
Nostalgia aunque pase los años
Tendre yo dentro del alma
Y aún que nunca estés
Cerca de mi ser
Siempre, siempre
Te he de querer

6 comentários:

Jorge Zaupa disse...

Sou fã das músicas del Bigodão. Quando caliente en sol...

Aline Alexandrino disse...

BIENVENIDÍSSIMO ao blog o saudoso Bigodón!!! Perfume de Gardenia, Angustia, Chantecler, Bispo, vem tudo na cabeça quando se escuta esse cara (pelamordeDeus, não confundir...). Grande lembrança do blog, grande Granda, salve salve...

Anônimo disse...

Hermosa canción, gracias por incluirla en tu blog, sabes que una de mis grandes pasiones son los boleros.

Anônimo disse...

Hugo, yo estoy en google con el nombre de la Floristería, recuerda que soy la Chilena loca, (apodo que tu me distes cuando estuve en Recife) Cuando tengas más boleros, recuerda enviarmelos, si puedes reenviame el de Libertad Lamarque - "Muñequita Linda", lamentablemente con un virus lo perdí en mis archivos.
Cariños,
Viviana Gómez

Anônimo disse...

Hugão,
Foste nas entranhas da saudade. E este vídeo é simplesmente genial!!!

Zeneudo Luna disse...

O BIGODE QUE CANTA.... MUITO BOM... OBG HUGO CALDAS........ OU MELHOR,,, QUE CANTAVA...
LUNA