
Cirurgias e partos colocando novos moradores nesse mundo de Deus
Em dezembro de 2009 completei 43 anos como médico obstetra e ginecologista.
Estrada muito longa, centenas de cirurgias e partos colocando novos moradores nesse mundo de Deus. A enorme responsabilidade com a vida alheia, noites acordado em maternidades, dias estressantes, empregos de má remuneração e a atividade da medicina privada, num corre-corre e num sacrifício muito grande. Tão grande que em 2005 uma doença me obrigou a me afastar da profissão.
Um dia recebi no consultório um casal de jovens de 19 anos. Ele, Marcelo, a quem, coincidentemente eu havia colocado no mundo, era filho de amigos meus, Miro e Gizelia. Agora me aparecia com Wylnna, a esposa grávida. Dois meninos ansiosos, assustados com a nova situação. Cuidei dela e nasceu Bruno.
Essa semana recebi um e mail deles que é impossível deixar de transcrever aqui:
“Caro Marcos, como vai?
Hoje recebemos a grata notícia de que Bruno foi aprovado no Vestibular da UFPB, para Farmácia, no primeiro período. Estamos muito felizes e inevitavelmente um filme de enorme flashback passa pela minha cabeça e, entre tantas lembranças, eu me recordo da primeira consulta de pré-natal com você... Estamos lá, eu e Marcelo, cheios de medo, e você disse, despretensiosamente, algumas coisas que foram como uma luz naquela estrada de imprevisibilidade em que estávamos. Quero dizer obrigada por ter me dito que a gestação era algo natural, que não tinha complicação, que o ser humano nasce apto a procriação.
Lembro de você nos dizendo que sabia que com a idade que tínhamos (19 anos) tudo parecia mais difícil, mas que nós não esquecêssemos de que nas eventuais dificuldades nós teríamos nossos pais para nos socorrer. E esta idéia de que os pais estão por perto e que nos protegem nunca me abandonou e acredite, é uma idéia que me animou em vários momentos e me alimentou para buscar ser uma boa mãe para meus filhos.
Tive a alegria de contar com sua competência e amabilidade para dar à luz a Bruno, que está prestes a completar 18 anos e Daniel, que já tem 13 anos. Fico imaginando a quantidade de partos que você já fez, basta lembrar que Marcelo foi um deles. Esta história toda mostra o quanto a amizade é importante na vida da gente, pois os laços precedentes da amizade com Miro e Gizélia, da amizade entre seus, os filhos e todas as alegrias compartilhadas... Todo esse carinho foi estendido a família que Marcelo e eu estávamos a formar.
E se nesse momento de reflexão e de sensação de que, enquanto pais nós conseguimos algum êxito, a lembrança de sua presença em nossa vida também aflora, acho importante te dizer isso, dizer obrigada, dizer do nosso reconhecimento, do nosso carinho, dizer que você estava certo sobre muitas coisas, e que mesmo que você tenha falado sem muita pretensão, as suas palavras e sobretudo as suas atitudes de médico e de amigo foram importantes para nós.
Enfim, hoje é um dia especialmente feliz, e aproveito a facilidade que um e-mail pode proporcionar para compartilhar esta alegria também com você, que se tornou meu médico desde daquele dia e quem ainda não consegui substituir plenamente. Você, que acima de tudo é nosso amigo querido. Um grande beijo! Com carinho, Wylnna e Marcelo.”
Tai... Valeu todo o sacrifício de ser médico, plantões, estresse e sustos mesclados com alegria. Agora, aos 68 anos de idade, me sinto feliz e recompensado.
Pais de família como eu, me agradecem falando em reconhecimento e carinho.
2 comentários:
Linda a atitude que vocês têm uns para os outros!
Trabalho prestado em prol do bem estar das pessoas nem sempre é recompensado e muito menos reconhecido.
Alegro-me em saber do ocorrido e por vocês existirem mesmo sem conhecê-los.
Muitas felicidades para vocês, suas familias e amigos.
Fabia de Carvalho
OI MEU AMIGO HUGO
GOSTARIA MUITO QUE VOCE COLOCASSE EM SEU BLOG UM BREVE HISTORICO DO MEU ARTISTA PREFERIDO GUILHERME CALDAS, QUE VC ESQUECE DE DIZER AO MUNDO O QUANTO ELE FOI IMPORTANTE, QTO ELE FEZ DIANTE DA SOCIEDADE, E COMO ERA UMA PESSOA MARAVILHOSA, QUE UM DIA TEVE A CORAGEM DE ME DA UMA ALIANCA DE COMPROMISSO EM UM ALMOCO COM D. DALVA.
BJ EM SEU CORACAO.
MARILU L`AMOUR
Postar um comentário