sábado, dezembro 26, 2009

Natal de Maria Mãe de Jesus


Mary Caldas

São Lucas evangelista apresenta Jesus não somente como o Messias, prometido por Deus ao povo de Israel, mas também como o Salvador de toda a humanidade.

Para trazer ao mundo o filho de Deus Homem é necessário uma mulher que o abrigasse em seu ventre. Maria, a escolhida, tem uma notável trajetória de vida, apesar de obscura diante da Igreja.

Conta-se que ela nasceu a oito de setembro, num sábado, filha de Joaquim descendente de Davi, e de Sant'ana, sua mãe, descendente de Arão. Em tenra idade, três anos, seus pais a apresentam ao Templo de Jerusalém, para ser educada e evangelizada de acordo com a tradição Judaica. Maria permaneceu durante onze anos no Serviço do Senhor, onde dentre outras atividades, estudava com fervor as Escrituras Sagradas.

Com a morte de seu pai, teria se transferido para Nazaré onde um homem que alí morava, com a incumbência de cuidar dela a desposaria, José.
Um dia, indagada pelo Anjo Gabriel, o mesmo que apareceu à sua prima Isabel, para servir ao senhor na maternidade de Jesus, Maria se alegra e responde contrita:

- "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra."

No período de gravidez de Maria, houve um decreto de César Augusto ordenando o recenseamento de toda a terra. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José seguiu para a Judéia, à cidade de Belém para se alistar com a sua esposa Maria. Ali chegando, era chegada a hora do nascimento, não havia mais tempo nem lugar na hospedaria. Dirigiram-se para uma manjedoura e diante dos animais e da luz da estrela de Belém nasce o Menino Jesus. Os anjos anunciaram a sua chegada aos pastores:

- "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade."

Hoje, 25 de dezembro de 2009, sexta-feira, celebramos o seu aniversário com o coração cheio de alegria, a mesa farta, familiares, amigos, enfeites de natal e muitos pacotes com presentes, mas me pergunto, seguimos o seu evangelho?
Dois mil natais se passaram e virão muitos mais até nos tornarmos dignos de Jesus e de todo o esforço de Maria em trazê-lo até nós. Tanto tempo e ainda não aprendemos a lição.

- "Vinde a mim, todos vós que sofreis e vos aliviarei..." exortou-nos o Divino Mestre.

O que fazemos para salvar aquele que chora, implora, mendiga, luta por trabalho anseia por dias melhores? Muito pouco ou quase nada. Jesus veio para os aflitos, os desvalidos, os desamparados, os incompreendidos, os cansados, os tristes, os fracos, os irritadiços, os doentes do corpo e da alma, nos manifestamos em torno Dele como abelhinhas no mel.

E o Divino Mestre nos respondeu com as instruções da Boa Nova que como medicamento santo não expira a validade, é infinitamente proveitoso para todos os tempos, nos reconfortando, nos reerguendo o ânimo e nos iluminando tanto o coração quanto a inteligência.

No desencarne de Nossa Senhora ela se espanta e pergunta:

- "Que lugar é esse, onde estou?” Jesus que estava num canto da sala se comunica com ela:

- "Mãe."

Ela conhecendo aquela voz se espanta:

- "Como posso te ver se você nunca me apareceu?"

- “Não temas mãe, nós vencemos a morte”.

Jesus a leva e se dá a Assunção de Nossa Senhora.

Que a grandeza de Jesus, a humildade da Virgem Maria e a pureza dos anjos nos faça refletir este momento mágico.

Feliz Natal!
Mary

5 comentários:

Gil Sena disse...

Mary,
Hoje muitas das pessoas esquecem o verdadeiro sentido do Natal, e seu belíssimo texto vai fazer muita gente refletir .
Bjs Gil

Unknown disse...

OI MARY
Que texto bonito você escreveu.Que Deus a abençõe ricamente, e que possamos ver que Natal ;o nascimento de cristo é o presente que Deus nos deu , de enviar o Seu Filho, Seu único Filho que muito sofreu por nós.... que cada um de nós possamos refletir realmente o que é o Natal, e que Cristo a cada momento possa renascer em nós
Beijos
Débora

Glicia Vilma Miranda disse...

Parabéns pelo texto! Ótima reflexão. Bjs
Glicia.

Josenilda Santos disse...

Muito linda esta mensagem, devemos refletir não só no Natal e no ano novo mas em todos os dias de nossas vidas , como diz S. Agostinho, bjs Josenilda.

Neide Hornung disse...

Mary,
Alem de escritora cibernetica, voce eh tambem biografa. Sabia naum. Amei voce ter postado a biografia da Mae de Deus. Agradeco-lhe muito.
Nao posso falar do seu estilo. Voce eh realmente uma grande escritora. Maos a obra, sempre que tiver um tempinho.
Obrigada tambem por me ter enviado o link e os emails do Hugao.
Alias, eu tambem tenho algo publicado no blog do Hugao, sabia?