sexta-feira, dezembro 25, 2009

Feliz Natal

Hugo Caldas

A partir do mês de novembro é impossível esquecer que o Natal está chegando. Luzes coloridas decoram o centro das cidades, casas, lojas, escritórios, repartições do governo, juntamente com miríades de outras decorações brilhantes, e a indelével neve artificial, perpetrada nas vitrines dos Shopping Centers, em flagrante contraste com o nosso momento mais infernal, nossos maiores calores nessa época do ano. Uma canícula de 40 graus.

Nas ruas e logradouros Árvores de Natal gigantescas, nas lojas árvores menores, geralmente de plástico, também decoradas com mais luzes e outros enfeites natalinos. Tudo é um apelo desenfreado às compras, cujo resultado será fatalmente cobrado na fatura do mês de janeiro. Nos bares e lanchonetes o vil expediente da "caixinha, obrigado", "cadê as minhas festas", sem falar na proliferação ridícula de vários papais-noéis, pobres criaturas submetidas em suadas e malcheirosas roupas vermelhas, para a aflição extrema das crianças, nada tendo a ver conosco e as nossas tradições.

Mas há outras pessoas, eu incluso, que esperam e sonham com algo mais do que a obrigação pétrea de comprar presentes. Dos comes e bebes e do som irritante das harpas paraguaias. E muito principalmente do supremo desprendimento ao tirarmos por menos àqueles que ao longo do ano tentaram puxar o nosso tapete e então com a cara mais lisa desse mundo chegam para nos desejar "Feliz Natal, Boas Festas" ...

De alguma forma, acho eu, para vivermos um bom natal, deveríamos todos voltar a um tempo indefinido da nossa infância ou algum outro bom momento do passado, porque o Natal é isso, infância. Quando a vida era mais simples e fazia mais sentido, muito antes que os problemas da vida adulta dessem o ar da sua graça. Sinto que por trás de toda essa parafernália, dessa comemoração desregrada, rega-bofes, perus, presentes, decorações, deve e tem que haver algo mais. Uma mensagem. Por pequena que seja. Algum sentido para a vida, uma nova esperança, um novo entendimento, um sonho de felicidade. Você, que me leu até aqui, está querendo este ano, passar o melhor Natal da sua vida? Muito bem, para se ter um Natal inesquecível a primeira coisa a fazer é se questionar sobre o que você está celebrando. Vamos, pergunte a si mesmo. Lembre-se, o Natal é acima de tudo uma Festa de Aniversário. E todos nos esquecemos do Aniversariante.

O 25 de dezembro foi o dia escolhido para lembrar o nascimento de Jesus Cristo. O Filho de Deus. Um pequeno bebê que nasceu cerca de 2000 anos atrás para ser o Salvador do Mundo. Tenha isso em mente. Feliz Natal.

4 comentários:

Jorge Zaupa disse...

Hugão, vc.foi no alvo. Mais uma vez. O Natal de hoje, infelizmente, é hipocrisia pura. Esqueceram de quem é o aniversário. Uma pena.

Fábia disse...

Hugo
Um dos clássicos do Natal...
Quando vi este video com as crianças cantando em alemão eu pensei: parece que Hugo esteve me acompanhando ontem à noite na Catedral.
Foi uma noite de chuva, mas mesmo assim meu colega Lucas topou a aventura e com ele desci das colinas da Floresta Negra pra ver a Missa em Freiburg.
Fotografei e fiz alguns mini clips que vou te enviar mais tarde (hoje já é 26 de Dez. aqui). Aguarde.
Abraço, Fabia

Girley Brazileiro disse...

Hugo,
Aqui em casa, na hora da ceia de Natal, faço questão de lembrar que estamos comemorando o aniversátrio do Cristo, que pontifica na mesa central, através da imagem barroca portuguesa, do seculo 19. E, tem mais, cantamos o Parbéns Prá Você! Quem vê pela primeira vez, acha raro e estranho...
Feliz natal, para vcs.Feliz 2010. Bela e correta cronica. Como sempre.
Girley Brazileiro

Huguinho disse...

Pra parar de conviver com toda essa hipocrisia, eu queria voltar a ser criança.