quarta-feira, outubro 28, 2009

... MAIS UMA DA ABNT!!! PROCURO SÓCIO PARA MONTAR FÁBRICA DE ADAPTADORES DE TOMADAS



Breno Grisi

Já está ficando famosa!!! A Associação Brasileira de Normas Técnicas vem sendo citada e mencionada na mídia brasileira e no mundo científico brasileiro como “nosso maior padrão de referência de normalização técnica”. No âmbito científico, desde que retornei do meu pós-doutorado na Inglaterra (em 1991) e que me reinseri na vida acadêmica brasileira, que me esforcei para repassar para meus alunos o que consegui apreender das normas da ABNT. Terminei desistindo.

Minha primeira dificuldade foi conseguir manter-me atualizado: a ABNT modificava as regras básicas de citações bibliográficas numa freqüência jamais vista no mundo científico. Certa vez tive a oportunidade de lançar mão de uma publicação da ABNT com novas regras e tentei xerocopiá-la para meus alunos. Mas a “dita cuja” colocara em letras garrafais em cada página a sua logomarca (A B N T) de tal maneira que inviabilizava a xerocópia, ou seja, impedia a leitura do texto. Em outras palavras, cada aluno deveria comprar o original. Um absurdo! Uma vez que se tratava de normas orientando citações e apresentação de referências bibliográficas que deveriam ser seguidas por todos os pesquisadores brasileiros em publicações científicas no Brasil. E somente no Brasil, porque tais regras recomendadas por essa ONG (privada, sem fins lucrativos) que muitos brasileiros seguem fielmente seus preceitos, não coincidem, nem de longe, com nenhuma outra regra adotada por nenhum periódico científico de qualquer outro país do mundo!!! Elas são desnecessariamente complexas, complicadas, esdrúxulas e... porque não dizer logo... ridículas!!! Sei disso porque passei para o inglês, diversos artigos que foram publicados em periódicos científicos da Inglaterra, E.U.A., Alemanha, Japão... E nesses periódicos as regras são simples e praticamente iguais.
E agora, certamente perguntaria algum leitor já de saco cheio com esse bolodório... por que esse título do presente ensaio? Explico: voltava eu de compra de tomada elétrica numa casa especializada, após ter que comprar várias das “novas tomadas brasileiras”, quando vi na banca de revista um exemplar da Veja desta semana que traz um artigo sobre esses novos apetrechos do nosso “admirável mundo novo, elétrico” com o sugestivo título JABUTICABA ELÉTRICA. Nesse artigo há fotos de vários tipos de tomadas produzidas no mundo, onde a maioria é adotada em algumas dezenas de países. Exceto a nossa: ÚNICA NO MUNDO!!! E logo em seguida na Veja é dito: “Uma comissão convocada pela ABNT decidiu que os brasileiros terão de trocar todas as tomadas de suas casas... com novo padrão, de três pinos”. E também é dito, com verve e senso de humor que: “... há sempre um comitê a abrigar especialistas em tudo, menos em bom senso...”. E eu acrescento: só podia ser coisa da ABNT!!!

E o restante do título deste ensaio: procuro sócio para montar fábrica de adaptadores para as novas tomadas bem brasileiras (?). As diferentes amperagens de diversos aparelhos exigem pinos dos plugues com diferentes diâmetros e aí... a farra da mudança será enorme. Vamos nessa! O Brasil é assim mesmo: manda quem pode; e obedece quem tem juízo!

Um comentário:

Hugo Caldas disse...

E vosmicê, meu caro Breno, queria o que? Isto é Brasil! Conforta pensar que talvez tudo vá terminar no limbo de alguma gaveta esquecida tal qual o famigerado Kit de primeiros socorros que ainda hoje habita borolento o porta luvas do meu Jipe.
Belo texto. Meu abraço. Hugo