domingo, setembro 27, 2009

Que falta nos faz o Barão

Hugo Caldas

Se vivo fosse, o grande Nelson Rodrigues mimosearia a anta do Amorim com o epíteto de "O Idiota Fundamental". Alguém duvida? O espiroqueta quando assumiu o MRE aboliu a língua inglesa do currículo para entrada no Instituto Rio Branco. Para ele, saber História Brasileira valeria muito mais para os novéis candidatos a diplomata. Ontem o peguei deitando sua confusa e costumeira arenga. Desta vez em inglês. Mudou o ministro (sic), mudaram os conceitos, ou eu estou ficando meio matusquela?

Que falta nos faz o Barão...

Pois é, um tal de Farouk Hosni, Ministro da Cultura do Egito, aquele mesmo que no ano passado disse que iria queimar livros israelenses, era o candidato queridinho do Itamaraty para dirigir a educação e a cultura da Unesco. O aprendiz de faraó foi derrotado. Agora, o melhor. Havia um candidato brasileiro, Marcio Barbosa que foi simplesmente ignorado pelo ministro. Alguém por aí lembra quando foi a última vez que o Celso Amorim acertou alguma coisa, por mínima que seja, no cenário internacional, ou no quintal da sua casa? Sua Excia não dá uma dentro!

Volta, Barão...

Eu não consigo entender, nem mesmo vislumbrar, o mínimo lucro em mais esta operação desastrada da diplomacia brasileira em Honduras. O Zé Laia lá, refestelado como se estivesse na casa da sogra, na maior, e as coisas se complicando, não se sabe até quando. Tenho a mais segura impressão que o Amorim e o Lula não sabem pensar, não sabem analisar as conseqüências de tudo isso. Já estão bastante crescidinhos para este tipo de joguinho perigoso. Será que a obtusidade bolivariana do Chavez os contaminou? Isso pega! Ah, mas é claro! O Lula não sabia de nada. Leio nas folhas, com angustiante preocupação, que o Micheletti - o general da banda de lá - nos deu 10 dias para o Brasil definir o status de Zé Laia. Ao final deste prazo, os valentões de Tegucigalpa, hum, hum, já andam falando em "medidas adicionais" sabe-se lá o que isso significa. O Brasil, como sempre não está nem aí para o asilo político de Sua Excia, o bigode 2.

Socorro, Barão...

Um comentário:

Jorge disse...

Hugo, o Lula pensa que sabe pensar. Só pensa naquilo...51!
O Amorim é o famoso beirinha. Não entra uma. E o nome do Brasil anda atirado pela dupla.