sábado, abril 11, 2009

Carta do Filho


Hugo Caldas

Esta semana estava a procurar algo no meu baú de recordações quando encontro, por acaso, uma carta. Não uma carta qualquer. Mas uma carta escrita por um garoto nos seus treze para quatorze anos. Meu filho Trajano.

Me encontrava no Rio de Janeiro em pleno curso na Fundação Centro de Comércio Exterior a me preparar para mais uma vez participar da Brazil-Export, importante Feira Internacional. A carta me levou por uma viagem no tempo e foi muito prazerosa. Não sou saudosista. Mas como disse um amigo, dias atrás: "Não sinto propriamente saudades, mas uma sensação de perda, do que poderia ter sido e que não foi”. A carta, é a que se segue.

Olinda, 18-02-82

Oi Painho!

Tudo bem? Aqui está tudo ótimo, já tenho uma semana de aula e estou me dando bem com os novos amigos e professores. Ontem, aqui choveu muito e o colégio largou todos às 4 horas, para mim que tinha seis aulas, e ia ficar até 6:15 no colégio foi jóia.

Painho, se tu encontrar algum jogador do Flamengo, tira uma foto, tá?

Sim, estou precisando de cola e dope, porque acabou. Nesse minuto porei a carta no correio. Telefonei para me despedir de novo de Mary e dos meninos, mas eu acordei tarde e perdi a hora de telefonar, quando telefonei ela já tinha saído.

Que bom! Vovó agora vai conhecer Éden, aliás Vovó e Guilherme. Como vai Vovó? Tudo bem com ela? Diga-lhe que estou enviando uma cartinha, tá? E Guilherme como vai, diga-lhes que estou com saudades.

O carnaval aqui já começou adiantado, sim, pois sábado e domingo teve corso, desfile de virgens de Olinda e bailes, prévias etc. Está uma animação. Precisa ver a decoração de Olinda para o carnaval, está linda.

Puxa, Painho, eu falei, falei, falei e não perguntei nada sobre você. Como vai, tá frio ou calor? Mas que curso demorado, "o senhor" você deve ficar cansado, não? Ainda não chegou carta de Nenena mas de Tia Léo e de tio Daniel já chegaram.

Pai, tú viu o negócio do avião que foi perseguido por um tipo de luz que acham que era um disco? Puxa, eu queria estar no avião!

Painho vou terminando essa cartinha com esperança que chegue aí; lembrando que estou precisando de cola e dope e se tu encontrar algum jogador do Flamengo tu tira uma foto tá certo?

Se o seu vôo para Recife for de noite não se esqueça da câmera, para o caso de aparecer um disco voador ou um foco de luz que muda de cor, tá? Senta na janela para ficar melhor. Um beijão.

Mino

Ninguém mais escreve cartas. Uma especial como essa. Usam-se agora modernosos meios eletrônicos. O contato com o papel que foi manuseado pelo remetente não mais existe. Os Correios vão terminar se convertendo numa gigantesca empresa de entrega de encomendas.

Foi-se o tempo em que dele eu recebia pelo menos um cartão postal das diversas partes do mundo por onde ele passava a trabalho: Pequim, México, Israel, Moçambique, Chicago... É, talvez sejam outras as suas prioridades agora...

Vejam na foto ele, com o seu filhinho, meu lindo netinho Gabriel. Será que ele porventura, já recebeu ou receberá uma cartinha como a que eu recebi há tanto tempo e que ainda me emociona agora? Espero que sim, um bilhete, pelo menos.

Mas tudo isso é, para de uma certa forma, reclamar que a nossa última comunicação foi em dezembro passado.

E esse Oceano Atlântico posto entre nós!

hucaldas@gmail.com
hugocaldas.blogspot.com
newbulletinboard.blogspot.com

4 comentários:

Unknown disse...

Linda cartinha de Trajano,. é tão bom recordar de coisas boas...

Não é uma carta mas é de todo meu coração o que eu escrevo, ESTOU MORRENDO DE SAUDADES!!! :D

Carlos Mello disse...

Hugázio, assim v. me desconcerta. Eu tbm tenho um filho no exterior, pensei que ele viria de férias este ano, mas ele me ligou um dia desses, estava indo a Praga, e nas férias irá à África. Para um labrego como eu, que mal arrastou essa caveira até Argentina e Peru, isso é impensável. Morro de saudades, mas também tenho essa mesma sensação sua, do que não fiz e ele está fazendo. O cara tá conhecendo boa parte da França, ficou amigo de uns russos (e de uma russinha linda!), de um albanês e de um francês, eles viajam, fazem grandes farras e também estudam e aprendem muito. Cara, com a idade dele eu era um ilustre bestalhão, e minhas farras mais ousadas eram em Cabedelo. Quem nasceu para dez réis... Mas tudo bem, sei o que v. sente. Abrs Carlos

Plinio Palhano disse...

Master Hugo,
A carta de Trajano, publicada no blog, é preciosa: uma carta de um adolescente sensível, sincero e preocupado com todos. Essas coisas realmente mexem nas boas lembranças e devem ser guardada também no coração.
Um grande abraço, amigo.
Plínio

Hugo Americo disse...

Huguinho disse...

Pai, seria esta a viagem em que Eden se perdeu no Galeão? Era pequeno mas lembro do desespero de Mainha em particular. Foi uma baita coincidência essa carta que antecedeu um fato lembrado até hoje, não acha?!
Realmente, essa semana passei por uma agência de correios e prestei atenção à caixa que depositamos (depositávamos?) as correspondências. Pensei: "Já já isso fica obsoleto."
O charme de enviar e receber cartas acabou. Restou-nos o e-mail. Prático, rápido e seguro, mas sem nenhum élan!
Huguinho