quarta-feira, março 25, 2009

A Premonição do Mourão


Lembram vocês do general Olympio Mourão Filho? Pois é, eu me lembro como se fosse hoje quando ele, que participou decisivamente do desencadeamento da quartelada de 1964, admitiu, numa bem-humorada autocrítica, que não estava preparado para governar o Brasil, dizendo: ''Sou uma vaca fardada''. Pois é, vejam abaixo o que ele andou dizendo lá pelos anos 70 numa visão premonitória.

"Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso ".

in Memórias: a verdade de um revolucionário.
Porto Alegre, L&PM, 1978, pág. 16.)

N.R. Recebi do amigo Alarico C. Neto este texto com pedido de repassar para a minha lista de endereços. Fiz melhor, postei aqui no Blog. Façam bom proveito. H.C.

5 comentários:

Anônimo disse...

Preconceitos, preconceitos, preconceitos... de Mourão, Alarico, Hugo.
Elpídio Navarro

Anônimo disse...

"É melhor um preconceito bem-fundado e facilmente verificável na prática do que um conceito anacrônico, irreal e fazendo água."
Carlos Mello

Anônimo disse...

Qualquer coincidência é mera semelhança... kkkkk

Anônimo disse...

Hugo,
Fiz um comentário lá no seu texto em que você fala da minha mãe "Socorro Burity" e do meu tio. Passe lá pra ler.
Vamos acompanhar seu Blog.
Um abraço
Marly Burity

mcshesea disse...

p8y66l9l75 f3d38f5v42 y1c81c9m34 f6l53h4f84 i0s47w4g54 m7e99n3f94