domingo, novembro 11, 2007

NOMENCLATURAS & CRESTOMATIAS


Hugo Caldas

O meu amigo Antonio Serafim envia mensagem com artigo muito bem elaborado de Marcus Aranha, o Marquinhos, irmão de outro amigo, o Carlos Spider do Correio da PB. No artigo, Marcus tece comentários sobre a mudança do nome da capital. A distância me faz ver as coisas com a devida isenção de sentimentos.

Mudar o nome? Qual a razão? Existe uma?

E o que dizer de outros logradouros, com belos e representativos nomes e que, de uma hora para outra mudaram para marechais fulanos de que tais, às vezes também suas respectivas caras-metades, e até algumas estrelas de somenos importância porém bastante prestativas à redentora? Vai ficar por isso mesmo? Alguém por acaso, perguntou a minha opinião? Também não o fizeram em 30, até porque eu não era nem nascido. "Sou Paraíba e não nego", tal e qual o meu querido amigo e primo Guy Joseph.

E eu com isso?

Francamente, nasci, cresci e me criei na Cidade das Acácias e o nome da urbe jamais me incomodou. Mesmo quando recém chegado ao Recife algum pernambucano mais atrevido me perguntava se eu era "filho natural" de João Pessoa! Por que essa mudança agora? Quem ganha com isso? O artigo do Marcus é muito bom, à beira da perfeição, não me evocasse um sentimento eivado de provincianismo. Coisa de gastar vela boa com defunto ruim. Creio existirem problemas mais relevantes do que essa discussão boba da mudança do nome da cidade.

Me sinto à cavaleiro pois o tempo e a distância (nem tão grandes assim) me concedem a devida imparcialidade para alguém, como eu, que desconheço por exemplo, a maioria dos nomes citados. Todos absolutamente estranhos para mim. Não tenho a mínima idéia de quem seja o atual prefeito. Coutinho, só lembro os Ribeiro Coutinho e o padre Zé. Algum parentesco? Muito menos um senhor citado como vereador Fuba. Não seria Fubá? Pergunto porque a minha avó implicava com a paroxítona acentuação, embora correta. Deve ser, é claro, apelido ou codinome. Bastante excêntrico, convenhamos. Apenas o Milanês pai, me evoca alguma coisa.

Qual o propósito desse repentino ódio para com os Pessoa?

Ao que me consta, João Pessoa foi presidente da Paraíba. Querem mudar o nome da capital. Getulio Vargas foi presidente do Brasil. Mudaram, por acaso todas as avenidas Getulio Vargas do Brasil? Inclusive essa bela rua orlada de paus-d'arco onde se situa o Liceu?

Não acredito nesse tipo de mudança de nomenclatura de logradouros. O povo se acostuma, entra na alma e pra mudar leva anos, talvez séculos. Às vezes é pura perda de tempo. Aqui em Recife existem muitos exemplos de que quem se encarrega de tudo é mesmo o povo. Manuel Bandeira dizia que a língua certa é a língua bela e errada do povo. Em verdade vos digo: A determinação, também. No bairro de São José existe hoje uma Travessa doutor Fulano de Tal. Continua sendo chamada pelo vulgo de "Beco do Veado". A Rua Felipe não sei das quantas continua a ser o "Beco da Bosta."

Urge que a nossa santa preocupação se direcione a coisas de cabedal importância, tais como, o texto do anúncio da Toyota, publicado em espaço nobre e caríssimo na revista Veja dessa semana (àquela com D. Pedro II na capa), que considero um atentado à Última Flor do Lácio Inculta e Bela.

"Determinação é encarar
os obstáculos de frente".

Convém exigir que esse pessoal da publicidade aprenda a arte da boa e velha redação. Até segundo aviso se torna absolutamente impossível encarar qualquer coisa de costas! Crestomatia neles!

hugocaldas.blogspot.com
hucaldas@gmail.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Hugo,
Ótima reflexão! Fico atenta também para esse "detalhes", mudar de uma hora para outra os nomes populares para os de novos "heróis" da conviniência de alguém com "poderes" para isso.E os nomes de países?!!! Birmânia, etc. e tal; para mim cuja memória ainda retém a geografia das antigas fica uma grande confusão. Acho que isso é mais uma maneira de DESIDENTIFICAR e de se APODERAR das coisas. NOVA ADMISTRAÇÃO, NOVOS NOMES!

Anônimo disse...

HUGÃO:
ESTOU COM VOCÊ. JÁ PENSOU ESSE POVO PREOCUPADO COM UMA COISA QUE NÃO INFLUE NEM CONTRIBUE? ESTÁ NA HORA DE TER CUIDADO COM O PETRÓLEO(???) QUE VEM POR AI. O seu CHAVES já está de olho nele... SEM QUERER ME ESTENDER, CADÊ OS CARAS PINTADAS E CIA. QUE NÃO PROTESTAM COM A INTENÇÃO DA PETROBRÁS? DEPOIS DE TER SIDO SAQUEADA NA BOLÍVIA JÁ ANUNCIA NOVOS BILHOÊS DE INVESTIMENTOS POR LÁ.
GRANDE ABRAÇO.
VALDEZ

Anônimo disse...

Hugão, mas logo você e o Valdez, pessoas de quem guardo as melhores lembranças, me virem com essa postura reaça do "já que está deixar ficar"? Ter mudado arbitrariamente o nome de Paraíba para João Pessoa já foi uma truculência sem limites; agora, querer proibir que se discuta o assunto, é demais. Os Pessoa em geral nunca fizeram chongas pela Paraíba, e sempre se locupletaram de cargos públicos. A própria figura de JP é no mínimo polêmica, e seu comportamento com o desafeto foi da mais absoluta falta de caráter. Mandar espionar a vida dos outros é heroismo? Esse negócio de pôr nome de gente em cidades é de um mau gosto atroz. Vocês já pensaram o vexame que é você nascer numa cidade chamada Juarez Távora? E se resolvessem mudar o nome de São Paulo (capital) para Paulo Maluf? Tô com o Guy e não abro: "Sou Paraíba e não Nego!" Ainda mais com aquele bandeira cafona, que sempre é confundida com a do valoroso Mengo. Fala sério, mermão!
Carlos

Hugo Caldas disse...

Carlinhos Mermão
Tenho pra mim que vosmicê não "pegou direito o espirito da coisa." Não é exatamente "já que está..." Não tenho nem nunca tive pruridos ou ranços, sejam Liberais ou Perrepistas. Manifestações muito distantes de mim. É algo do coração mesmo, que a gente não consegue às vezes, explicar. Para mim ficará faltando algo. É como se eu, certo dia me olhasse no espelho e por artes de algum sortilégio me desse conta de que, as minhas rugas tivessem desaparecido. Seria o mesmo que levar parte da minha alma.

Também não vou morrer se trocarem o nome da capital. Concordo entretanto com o amigo Elpidio Navarro. Que incluam no plebiscito a retirada também de cidades, próprios federais e logradouros, de nomes dos "revolucionários et caterva". Me incomoda muito mais pronunciar rua Marechal....etc.
É por aí! No mais continuaria tudo como antes... Hugão

Anônimo disse...

Porque essa celeuma toda, gente!
Afinal de contas, estamos num País onde tudo se muda constantemente, até o nome já mudou um montão de vezes. E a bandeira, nem se fala! A moeda, o dinheirinho suado nosso de cada dia, quantas e quantas vezes já mudou.
Pelo que ouvi dizer, está prevista, na constituição do Estado, uma provável mudança do nome da Capital da Paraíba, que enfim, desta vez não se trata de mudança, mas da volta do nome anterior da nossa BELA e AMADA Capital:Paraíba.