sábado, outubro 20, 2007

O QUE É DE GOSTO, REGALA AO PEITO!


HUGO CALDAS

Na década de setenta eu conheci um gringo tão cuidadoso, mas tão cuidadoso com o corte do seu cabelo, que chegava a viajar 500 quilômetros todo santo mês para ir ao seu barbeiro predileto. Como em sacrossanto caminho de São Thiago, ele pegava um avião em sua cidade, às seis da manhã e viajava quatro horas. Na chegada ao destino alugava um carro, dirigia mais 120 minutos e ia direto entregar suas grisalhas madeixas aos cuidados do tal barbeiro. Cortar o rico cabelinho com seu cabeleireiro particular era para ele uma espécie de catarse. Essa determinação já vinha sendo seguida à risca há mais de dez anos. Quando perguntado sobre a razão das excêntricas viagens ele simplesmente respondeu...

- “E por que, não? O meu cabeleireiro sempre faz um belo corte. Eu dou muita importância à aparência do meu cabelo." Simples assim!

A máxima, miríades de vezes repetida por minha avó, "o que é de gosto regala ao peito," aqui se aplica como uma luva. Ora convenhamos! Se o dinheiro é da pessoa, que ela faça o melhor uso possível. O que lhe vier à telha. Ninguém tem nada com isso. Vai ter mais é que gastar. Não se escapa da morte e dinheiro não tem valor do outro lado.

Toda essa historiada vem, à propósito de ter visto recentemente na tv em matéria jornalística sobre o luxo nacional, uma bolsa feminina no valor de nada mais nada menos, pasmem, 36 mil reais. Caro? Uma afronta? Não sei, não.

Vamos parar antes mesmo de começar, com o conhecido rosário de elucubrações socio-petistas-marxistas, até porque todo esse discurso coitado, tornou-se a coisa mais antiga deste mundo. Tão fora de moda! Já foi há muito, para o beleléu. Mas, divago! Voltemos à terra firme. Se alguém acha de taxar o supra citado mimo com tal elevado preço é porque existe mercado. Ou seja, tem gente que compra.

Estão lembrados da Rolls Royce?

Para os mais esquecidinhos, a Rolls-Royce era uma empresa inglesa que se tornou famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos e mais caros do mundo. Se você manifestasse o mais remoto desejo de ser o feliz possuidor de uma dessas máquinas, teria por força que se cadastrar e somente após a devida investigação, seria determinado se você iria ou não ter a suprema honra de possuir uma jóia de raro valor como o Rolls Royce. Jamais alguém questionou o preço, bem como as condições para comprar um desses automóveis.

Em Los Angeles uma loja me causava o maior espanto ao constatar que as suas portas estavam sempre fechadas. Podíamos ver o interior. Maior luxo. A loja tinha clientes cadastrados e cada um deles teria que telefonar, um de cada vez, para que abrissem os dourados portões e lhes atendessem. Pintada quase toda em ouro cobre e cor de pérola, um horror de mau gosto. Coisa kitsch para americano rico. Havia mercado, pois não? Ninguém inventa uma loja para ficar eternamente fechada. Nem mesmo americano, ora pois!

Lembro agora da "Daslú"...

Que coisa feia. Que jogo mal feito para a platéia. À época, até cheguei a ver na tv um agente da polícia reclamar: "O preço está uma exorbitância". Desde quando agente de polícia é economista? Será que fizeram curso de matemática financeira, formação de preço? Policial entende de mercado comprador/consumidor?
O vergonhoso é que mandaram 250 policiais civis para prender uma moça. Alegaram, quando o ridículo ficou evidente, uma suposta sonegação de impostos. Tudo muito bem. Investigue-se. Para isso existem os canais competentes. Aliás é sempre bom lembrar que a polícia americana quando tratou de acabar com a festa de Al Capone, gangster famoso, o enredou numa teia de sonegação de impostos. Nunca que eles mandariam a 7ª Frota ou a Cavalaria, John Wayne no papel do "Intrépido General Custer" à frente, para prender o homem. Eles não seriam doidos nem nada.

E como tudo em Pindorama termina em pizza, em samba, ou avacalhação...

"As priminhas" resolveram criar uma Grife e uma ONG com o sugestivo nome de "Daspú". Ontem mesmo uma das fundadoras da Ong estava na tv deitando falação. Tudo leva a crer que tem lingüiça por debaixo desse angu. Tem gente faturando um extra para dar a devida assessoria às garotas da Daspú. Já começam a desvirtuar. Uma pena!

hugocaldas.blogspot.com
newbulletinboard.blogspot.com
hucaldas@gmail.com

Nenhum comentário: