sexta-feira, julho 20, 2007
AVE LULA, MORITURI TE SALUTANT
HUGO CALDAS
Convenhamos que nunca antes nesse país a situação chegou a ficar tão precária, tão podre, tão periclitante. A mídia está aí mesmo a nos engolfar de notícias. A conversa com as outras pessoas, amigos, vizinhos, nos leva a crer que, para usar uma máxima do eterno Sergio Porto, "A situação está mais pra urubu do que pra colibri". Sentimos no ar algo que nos deixa bastante intranquilos. A confusão, os desmandos, a maneira pela qual somos, pobres mortais, tratados pela camarilha de Brasilia... "Isso tudo é o fruto da prosperidade que atingimos," diz um energúmeno. "Relaxa e goza!" Diz a outra, mal-amada. Virou esbórnia! Agora é moda, na calada da noite, deram pra fazer gestos obscenos que somente teriam sentido com os Fradinhos do Henfil. Quando tentam se retratar, a emenda sai muito pior do que o soneto. É a desagregação do poder público para dizer o mínimo. É achar que governar um pais como o Brasil é simplesmente promover festinhas de São João e enxugar litros e litros de "51" ou comprar jatos caríssimos no exterior. Nós fabricamos aviões de carreira muito eficientes e seguros. Ainda bem que outros países nos compram. Mas isso é outra história.
Sobre esse malfadado acidente da TAM...
Estamos há menos de 10 meses da ocorrência de um outro acidente, dessa vez com uma aeronave da GOL e a pseudo colisão com um jatinho Legacy. Como é que fica? Mais de 300 mortes! Quantos mais ainda terão que morrer?!
No início desta semana a Torre de Controle de Congonhas pediu o fechamento da pista principal por conta das chuvas. O alerta ocorreu na segunda-feira 16, depois que um avião da Pantanal derrapou na mesma pista. A Força Aérea e as autoridades da Infraero negaram o pedido por entender não haver o risco de perigo iminente.
Até quando vamos conviver com esse tipo de acontecimento trágico? Até a próxima catástrofe? Temo que venhamos a nos acostumar com a tragédia da mesma maneira como ocorreu com as balas perdidas ou de como virou rotina arrastar garotos de sete anos de idade com o carro.
Quem se habilita a enfrentar a crise do setor aéreo com caráter, coragem e sobretudo, competência? Na terça-feira 17, outro fechamento, dessa vez ocorrido às 17h07, determinado após o relato de um piloto da Gol de que a pista ela estava escorregadia. Pouco depois, às 17h30, a pista foi reaberta. Às 18h50 aconteceu o maior acidente, da história da aviação brasileira.
A pista de Congonhas, é no entender de vários pilotos comerciais e militares, muito curta, não atendendo portanto aos requisitos da aviação dos nossos dias. Para entender melhor, vamos voltar um pouco no tempo. Em 1985, durante o governo Montoro, se não me engano, houve um início de processo de desativação do aeroporto de Congonhas. Lá permaneceriam apenas a Ponte Aérea Rio-São Paulo e alguns outros vôos. O grosso do movimento seria deslocado e transferido para os Aeroportos de Guarulhos e Viracopos..
Porém nada, absolutamente nada foi feito. O tempo passou. Doze anos se foram e a Infraero, o antigo DAC (Departamento de Aeronautica Civil), a atual Anac, em concluio com as companhias aéreas e seus prepostos nada fizeram a não ser contribuir ainda mais para o criminoso inchaço de Congonhas. Os interesses pessoais, comerciais e financeiros, sabe-se muito bem de quem, estão acima de qualquer bom senso, honestidade ou estratégia que assegure a segurança dos passageiros e dos residente da área.
Disseram, e todo o mundo diz o que quer numa situação dessas, que a aeronave apresentou um problema no reversor da turbina direita uma semana antes. Disseram na TV que o sistema eletrônico de checagem do avião percebeu o defeito. Afirma a TAM que o manual de manutenção do Airbus manda fazer uma verificação do reversor em até dez dias depois da identificação do problema. Ora viva!
No dia anterior à tragédia, o mesmíssimo avião da TAM teve dificuldades em pousar na mesmíssima pista de Congonhas. O presidente da TAM, em entrevista coletiva, garantiu no entanto, que o Airbus havia voado de Belo Horizonte até São Paulo em "perfeitas condições". Dá para acreditar? E a pista entregue ao uso e inaugurada antes do término dos reparos? E o "grooving"? Nas minhas andanças pelo mundo, constatei por exemplo, que em Los Angeles, cidade cortada por viadutos, esses tais groovings estão lá, nos viadutos, a fim de evitar derrapagens.
E quanto à nossa atual tragédia, o que fazer agora? Procurar por culpados? De preferência os pilotos do Airbus já que estão mortos, mesmo! O capadócio do Mares Guia chegou a mencionar um desligamento de "transponder," pode? O que fará o governo? Tirará como sempre o corpo fora, se fingirá de morto ou ordenará, qual um Hitler redivivo, a sua Schutzstaffel, SS, Polícia Federal, para investigar e apurar o rigoroso inquérito?
Em verdade vos digo, "eu não sabia" é agora prerrogativa exclusiva do ministro Pires que quando não se encontra passeando em Paris, vive a reclamar do seu próprio salário. Tadinho!
E a Martha?
- "Assim que soube da tragédia cancelei toda a programação oficial que tinha em Lisboa."
Pergunta que não quer calar:
O que estaria fazendo a ministra do turismo em Lisboa? Turismo, ora! Relaxando e gozando!
- "Como todos os brasileiros, estou consternada e me solidarizo com as famílias atingidas.
Pelo andar da carruagem me parece que a palavra da moda entre a súcia do governo é "consternado" para referência aos acontecimentos de Congonhas. Ontem, o porta-voz da presidência repetiu pelo menos duas vezes que lula estava consternado com a tragédia e se encontrava "100% atento" quanto às ocorrências.
Outra pergunta que não quer calar: Pode alguém, e principalmente o primeiro mandatário de um país, mesmo de quinto mundo, ser apenas "50% atento"? Cartas à Redação!
E nós, o que faremos? Ninguém vai às ruas exigir a defenestração do mosca-morta do ministro da defesa? Do presidente da Infraero? Onde estão os caras-pintadas? A UNE? Aliás nem é bom contar mesmo com a UNE já que a antiga e respeitával instituição foi devidamente cooptada pelo desgoverno com um baú de repleto de valiosos picuás. Ninguém vai às ruas exigir punição para os políticos corruptos, (isso está me cheirando a pleonásmo)! Ninguém vai às ruas reivindicar nada? E o comandante da Aeronáutica também não diz nada? Está muito calado. É bem verdade que ele foi desautorizado no início do ano pelo apedeuta quando quis mostrar força prendendo os controladores de vôo mas por outro lado, foge da maioria das perguntas feitas pelos jornalistas. Muito estranho o brigadeiro Saito. Devo entretanto, continuar a crer nas afirmaçãoes do sr. Ronaldo Lindenberg von Schilgem Cintra Nogueira, mais conhecido como Ronnie Von, seu antigo companheiro de farda, que afirmou em entrevista à Veja, ser ele assim mesmo. Misterioso! Coisa de japonês!
O que resta a lula é torcer para que a culpa seja debitada na conta dos pilotos. Ou na conta da TAM. E que uma vez esgotado o choro coletivo e a estupefação de um país inteiro, que a maioria dos brasileiros siga sendo compreensiva com ele, com o seu governo e com suas pesquisas encomendadas. Por essas e por outras não deveria o apedeuta se molestar com as vaias recebidas na abertura do PAN. Muito menos, seus apaniguados se dedicarem a tarefa mais nobre do que procurar chifre em cabeça de cavalo.
E por fim mas não menos importante, relato-vos algo bastante inquietante, para dizer o mínimo. Tenho sonhado repetidas noites com agosto de 1954. Acordo, no meio da madrugada sobressaltado. Getulio Vargas acuado no Catete, a "República do Galeão" prendendo e arrebentando e a voz gravada de um Senador da República sendo repetida dezenas de vezes pela ZYX-2, Radio Arapuan de João Pessoa:
"NÃO PREGO A REVOLUÇÃO. MAS SE ELA FOR NECESSÁRIA OU SE ELA SE TORNAR NECESSÁRIA, É PRECISO MATAR ESSE GOVERNO PARA QUE SOBREVIVA A NAÇÃO."
Tomara que seja apenas a alma de Argemiro de Figueiredo querendo me assombrar!
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5 comentários:
Li a nova matéria e concordo com você. Aliás acho que ali está a opinião de todos os brasileiros. Parabéns, um abraço Djanira
Tio Hugo , ha um reporter do CNN chamado Anderson Cooper que desde o inicio tem criticado bastante a pista de Congonhas. Ele ja esteve no Brasil varias vezes nos ultimos doze meses e esta a par de que a curta pista estava em obras e foi reaberta sem "grooving". Ele mostrou as pistas de aeroportos daqui e o que elas tem a oferecer no caso de derrapagens...
Como dizia o personagem de Jo Soares: " Voce nao quer que eu volte !!!!!" Bjs.
Esse tal senador era o Argemiro de Figueiredo, de Campina Grande. O mesmo que, quando interventor, construiu o parque Solon de Lucena, a avenida Getulio Vargas e o Liceu. Quer dizer, sempre houve demagogos, mas os caras pelo menos eram grandes administradores e tinham vergonha na cara. Isso tudo já passou. Como diria o velho Eça, "pátria para sempre passada, memória quase perdida."
Hugo
Este artigo retrata bem a insatisfação de todos os brasileiros com a atual situação que o país atravessa. Parabéns pela brilhante matéria. Faço minhas as suas palavras quando demonstra toda a sua indignação com os desmandos desse governo. Só espero que todas as pessoas inocentes que morreram neste trágico acidente com o airbus da TAM não tenham passado em vão. Mary
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