segunda-feira, maio 21, 2007

LASCIATE OGNI ESPERANZA, Ó VOI CHE ENTRATE

Guy Joseph

- Moço?!...
- Pois não?...
- O sinhô não tem medo de tirar retrato do diabo?
- Que diabo, você ta falando, minha filha?!
- Esse aí, essa “estáuta”...
- Esta é uma obra de arte...
- É obra do “cão”, um “mói” de ferro que os hereges botaram aqui...
- Não é nada disso, “querida”! Essa é uma escultura, de um grande artista paraibano.
- Artista, que eu sei, é Reginaldo Rossi!
- É, mas esse aqui, é um escultor. O artista plástico, Jackson Ribeiro.
- Num sei se é de plástico... Só sei é que o “povo” ta dizendo que isso é “catimbó”, que botaram aí pra lascar a gente... Governo só faz ruindade, com o “povo”.
- Que bobagem! Onde já se viu uma obra de arte fazer mal a alguém?
- O sinhô num conhece as artes do capeta. Ele faz coisa, de arrepiar!
- O que, por exemplo?
- Isso aí! É só o sinhô olhar pra esses ferros, pra ver que a "estáuta" tá mal intencionada.
- E o que você acha que pode acontecer?
- Vem castigo de Deus! Eu, quando passo por aqui, me benzo todinha...
- Santa ignorância!
- O sinhô não acredita?! Pois, tenho uma vizinha que tá passando mal, desde que os “homi” botaram isso aqui!
- Não seria histeria? Faniquito?
- Eu num sei, não sinhô. Mas o doutor já passou remédio e não adiantou...
- E você acha que a culpa é da escultura?
- Só pode ser! Minha vizinha tava boazinha, até que trouxeram esse troço pra cá...
- E, o que você acha que a Prefeitura deveria fazer, com a obra de Jackson Ribeiro?
- Tirar isso daqui!
- E botar aonde?
- Em qualquer outro lugar, que não seja num bairro de gente temente a Deus.
- Você tem medo de que?
- Que essa estáuta do “cão” fique atentando as almas dos filhos de Deus.
- Você já foi tentada pela escultura?
- Eu, não! Eu rezo todo santo dia. Mas, os fracos de espírito podem cair em tentação...
- Você já leu a Divina Comédia?
- Te esconjuro! As coisas de Deus não são comédia, não sinhô!

O inferno é aqui. Não, o Havaí.

guyjoseph@globo.com
e mais uns 365 sites e Blogs.

Nenhum comentário: