segunda-feira, abril 23, 2007

PINDORAMA - BANANÃO - BRASIL, IL, IL!!!

HUGO CALDAS

Tenho
já, repetidas vezes, prometido a mim mesmo que, morando em um país virtual, fora do Bananão Brasil, il, il, il, não levar em consideração as maluquices que por aqui se obram. Mas às vezes, convenhamos que não dá. Dito isto, passo a relatar o que me chamou a atenção nesses últimos dias em Pindorama.

Vejam vocês, presos durante a operação Furacão, da Polícia Federal, e beneficiados por um alvará de soltura concedido pelo ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal na tarde deste último sábado, dia 21, os desembargadores José Ricardo de Siqueira Regueira, José Eduardo Carreira Alvim e o procurador do Rio de Janeiro, João Sérgio deixaram o prédio da Polícia Federal e nem sequer falaram com a imprensa, cansados que estavam. Tadinhos. O processo contra os outros 21 presos na operação foi remetido para a 6ª Vara da Justiça do Rio de Janeiro, que aceitou, na noite de sexta-feira, o pedido de prisão preventiva do resto. Agora, eles poderão ficar presos até o término das investigações. Vocês acreditam? Nem eu!
Nota: Enquanto batucava essas mal traçadas soltaram mais um! Melhor acreditar em gnomos.

"Eu sou uma pergunta".
Da equipe do Diário de Pernambuco.
"Observadora, alegre e sobretudo questionadora, era assim que Maria Adozinda Monteiro Costa, chamada de Dosa pelos amigos, gostava de se definir. O significado dessa afirmação fala tanto sobre a personalidade dela que a frase foi uma das útimas coisas escritas por Dosa, no último bilhete deixado por ela à família, em um dos seus poucos momentos de lucidez durante os três meses em que passou internada na UTI do Hospital Santa Joana."
Conheci e muito a professora Dosa. Dois filhos meus estudaram na Escola Parque, mas acontece que estou encafifado com a sutil coincidência: Não conheço a jornalista. Mas me parece que ninguém se dedica mais a escrever nada. Vai lá na Internet e pimba! As vezes se dão mal.
"Eu sou uma pergunta – era assim que Clarice Lispector costumava se definir" diz a professora Teresa Cristina Monteiro Ferreira autora de uma biografia (mesmo título) de Clarice.
Eu Sou Uma Pergunta
foi também tese de mestrado em literatura brasileira defendida na PUC do Rio de Janeiro por Clarice Lispector.
Resumindo: O que espera de formadores de opinião é que pelo menos se informem, antes de tentar entortar a cabeça dos leitores.

Outra maluquice trágica foi a do repórter anunciando ato ecumênico pelas vítimas do coreano debiloide da pátria, observar que as iniciais RIP significam Descansem Em Paz, em inglês, Rest In Peace. Só esqueceu de (mais uma vez) informar que as iniciais antes derivam do Latim: Requiescat In Pace. Aliás, estou pondo as barbas no molho e enigmático espero para ver quando é que, seguindo o figurino lá de cima, vai aparecer um maluco dando tiros numa universidade qualquer. Invasão de cinema já tivemos em São Paulo. Por acaso será que o cretino do atirador criminoso continua preso?

Roberto Mangabeira Unger.
Vocês conhecem o Rabino Sobel? O das gravatas, nos States? Já o ouviram falando português? Pois bem, ele chega a falar melhor do que o Mangabeira Unger. Esperem e constatem. O novo Ministro - já são até hoje 37 - da Secretaria de Ações de Longo Prazo, Deus do Céu, o que será isso, Mangabeira Unger pregava, em artigo violento na Folha de São Paulo em 15 de novembro de 2005, o imediato impeachment do apedeuta. Bastou um troquinho na mão do "gringo" - ele não é besta nem nada - sabidão, vive há anos nos Estados Unidos, daí o sotaque ridículo que diz tudo sobre o seu caráter, professor emérito da Universidade de Harvard e todas as suas afirmações e premissas desabaram! Seria cômico se não fosse trágico...

Violência
Todo mundo deve ter assistido as cenas - pareciam ensaiadas - de tiroteio com civis acompanhados de crianças no meio do fogo no Rio de Janeiro. Palmas para o cameraman da Glogo, o cabra é bom e corajoso. Quando é que vamos reconhecer que estamos em plena Guerra Civil? Fica-se num lenga-lenga estéril e não resolvem nada. Forças Armadas? Para que colocar um bando de recrutas sem experiência no confronto com marginais que sabem tudo sobre tudo?! E a tal Força Nacional? E o povo? O povo, a meu ver, está mais para elucubrações transcendentais, tais como a separação de Sandy e Junior.
Em meados de setenta e sete, estando em companhia de querido amigo no conhecido bairro das Laranjeiras, ele profeticamente sentenciava, olhando firmemente para o morro: "Quando essa turma cismar de descer até aqui você vai ver o que é bom pra tosse." Menos mal que ele já passou para o andar de cima. Não teve o desprazer e a dor de confirmar suas sábias e proféticas palavras.

Vivi um bom tempo fora de Pindorama. Mas, burro, achei de voltar e fui ficando no país, de FHC, Lula, juízes ladrões, deputados, senadores, que usam e abusam da canalhice, um povo sofrido, violento, ignorante, do qual, após a última eleição, ando duvidando da sua sanidade mental. Assim como também duvido da cabeça dos nossos irmãos do norte ao entregarem de mão beijada mais quatro anos ao psicopata do Bush. Tudo continua a lesma lerda. Piorando a cada dia! Bem que eu podia estar aposentado em Euros. Quem sabe conseguiria, seguindo o exemplo do nosso lider e familia, já que tenho filho e netos vivendo na França, a cidadania francesa?! Isso se não fosse burro! Nunca tentei. Reconheço, é masoquismo! Juro que não tenho mais saco pra Lula et caterva e suas fanfarronices. Sabiam vocês que o Congresso acaba de votar e aprovar uma verba de 20 Milhões para o indio Evo Morales fazer a reforma agrária dele lá na Bolivia? Tem quem agüente àquele bufão mussolinesco, aquele excremento da Venezuela e essa velhice ridícula, imoral de Fidel em Cuba? Pronto, comunistada amiga, podem começar a sacudir as pedras...!

hucaldas@gmail.com

hugocaldas.blogspot.com
newbulletinboard.blogspot.com

Um comentário:

Guy Joseph disse...

Meu caro Hugão: botaste pra quebrar! Faço minha, a sua indignação e aplaudo de pé.
Cabra bom!
Abraços
Guy Joseph