terça-feira, dezembro 24, 2013

Feliz Natal



Hugo Caldas

 A partir do mês de novembro é impossível, amigos leitores  esquecer que o Natal está chegando. Luzes coloridas decoram o centro das cidades, casas, lojas, escritórios, repartições do governo, juntamente com miríades de outras decorações brilhantes, e a indelével neve artificial, perpetrada nas vitrines dos Shopping Centers, em flagrante contraste com o nosso momento mais infernal, nossos maiores calores nessa época do ano. Uma canícula de 40 graus.

Nas ruas e logradouros Árvores de Natal gigantescas, nas lojas árvores menores, geralmente de plástico, também decoradas com mais luzes e outros enfeites natalinos. Tudo é um apelo desenfreado às compras, cujo resultado será fatalmente cobrado na fatura do mês de janeiro. Nos bares e lanchonetes o vil expediente da "caixinha, obrigado", "cadê as minhas festas", sem falar na proliferação ridícula de vários papais-noéis, pobres criaturas submetidas em suadas e malcheirosas roupas vermelhas, para a aflição extrema das crianças, nada tendo a ver conosco e as nossas tradições.

Mas há outras pessoas, eu incluso, que esperam e sonham com algo mais do que a obrigação pétrea de comprar presentes. Dos comes e bebes e do som irritante das harpas paraguaias. E muito principalmente do supremo desprendimento ao tirarmos por menos àqueles que ao longo do ano tentaram puxar o nosso tapete e então com a cara mais lisa desse mundo chegam para nos desejar "Feliz Natal, Boas Festas" ...

De alguma forma, acho eu, para vivermos um bom natal, deveríamos todos voltar a um tempo indefinido da nossa infância ou algum outro bom momento do passado, porque o Natal é isso, infância. Quando a vida era mais simples e fazia mais sentido, muito antes que os problemas da vida adulta dessem o ar da sua graça. Sinto que por trás de toda essa parafernália, dessa comemoração desregrada, rega-bofes, perus, presentes, decorações, deve e tem que haver algo mais. Uma mensagem. Por pequena que seja. Algum sentido para a vida, uma nova esperança, um novo entendimento, um sonho de felicidade. Você, que me leu até aqui, está querendo este ano, passar o melhor Natal da sua vida? Muito bem, para se ter um Natal inesquecível a primeira coisa a fazer é se questionar sobre o que você está celebrando. Vamos, pergunte a si mesmo. Lembre-se, o Natal é acima de tudo uma Festa de Aniversário. E todos nos esquecemos do Aniversariante.

O 25 de dezembro foi o dia escolhido para lembrar o nascimento de Jesus Cristo. O Filho de Deus. Um pequeno bebê que nasceu cerca de 2000 e tantos anos atrás para ser o Salvador do Mundo. Tenha isso em mente. Feliz Natal, amigos e leitores.

8 comentários:

Jorge Zaupa disse...

Hugo, mais uma vez você foi notável. Super, hiper, pertinente. sensível,
etc...etc...Estou estragando o que você escreveu. Parabéns. Que Deus te dê muita saúde e paz. Inteligência, sensibilidade, cultura você já tem.

WJ Solha disse...

Um grande natal, Hugo. Pra você e os netos.

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Hugo,

Quanta beleza,verdade e sabedoria em suas palavras, como sempre! Grande e afetuoso abraço para vc, Mary e família. Bjs. Márcia

Huguinho disse...

Lindo Painho!

Mary Caldas disse...

É por tudo isso que eu amo tanto você, Hugão.
Lindo o texto!
Jesus o caminho a verdade e a vida!

José Afonso - Aracaju-SE disse...

Estimado Hugo: realmente voce disse a verdade. Nessa época natalina, a ênfase maior é a figura do tal de "Papai Noel", personagem que ninguem sabe onde nasceu, quem é o pai, a mãe e se tinha irmãos. Esquecem daquele que se sabe onde nasceu, quem era o pai e a mãe e que morreu crucificado numa cruz. JESÚS CRISTO. Devo dizer que o melhor Natal que este velho marinheiro passou, foi a bordo de um navio, em plena linha do equador, acompanhado de 22 companheiros, onde, a meia noite, no convés todos de mãos dadas rezamos pai nossos e ave marias. Feliz Natal e que o ano 2014 venha com muita paz e saúde para todos e que continuemos desfrutando deste espaço democrático muito bem conduzido por esse valoroso Paraibano nascido em João Pessoa, onde vivi 8 anos e não esqueço.

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Hugo,
Suas palavras são verdadeira reflexão quanto ao verdadeiro sentido do Natal! Com certeza vc "falou" tudo! Grande abraço. Márcia

Mary Caldas disse...

Concordo prima.
Hugão quando escreve o coração fala mais alto!
Um presente o blog nos deu neste Natal! Bjs Marcia.