segunda-feira, outubro 21, 2013

Brasil Invertido - Aposentadoria X Bolsa-Família

José Virgolino de Alencar


O governo transformou o Bolsa-Família numa inatividade bem remunerada, com o beneficiário dispensando qualquer trabalho produtivo, contentando-se com um provento que, em muitos casos, supera o salário mínimo.

Por outro lado, o mesmo governo fez da aposentadoria uma sub-bolsa-família, onde o inativo, que produziu e contribuiu durante a atividade, percebe, na grande maioria, o salário mínimo.

Os aposentados que ganham valores superiores ao salário mínimo têm seus proventos corrigidos em percentuais inferiores ao do mínimo, de modo que as duas remunerações sempre se encontram e se igualam lá na frente e o inativo é empurrado para a classe de menor salário.

E aí surge o tremendo paradoxo: esses segmentos, bolsa família e assalariado mínimo, são os clientes/eleitores do sistema, e como são maioria do eleitorado, está garantida a continuidade no poder dos carrascos dos mal remunerados.

O que fazer, se aquela gente gosta de ser estóica, masoquista ou autoflagelada?

Esse modelo já se constitui numa receita da analfocracia e no Brasil isso se faz mito, embora os (poucos) bem-formados saibam que, na realidade, é uma mitomania, uma mistificação.

Assim é o Brasil invertido. O velho se diz novo e o novo já vem superado.

Nenhum comentário: