sábado, julho 06, 2013

A propósito do Plebiscito...


Hacker de 19 anos confessa ter fraudado eleições municipais no RJ 



Um hacker de 19 anos, identificado como Rangel, explicou nesta segunda-feira (10-12) durante o seminário “A urna eletrônica é confiável?” na Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (SEAERJ), como conseguiu interceptar os dados das urnas e modificar os resultados no caminho até os computadores da Justiça Eleitoral sem que nada fosse oficialmente detectado.

Acompanhado por um especialista em transmissão de dados, Reinaldo Mendonça, e de um delegado de polícia, Alexandre Neto, em um auditório com mais de 100 pessoas, Rangel ainda confessou ter beneficiado o deputado Paulo Melo (PMDB), atual presidente da Assembleia Lesgislativa do Rio de Janeiro.

De acordo com reportagem do Portal do PDT, Rangel atuava em um pequeno grupo em benefício de políticos  na Região dos Lagos. O jovem já prestou depoimento à Polícia Federal e vive sob proteção policial.


Também participaram do evento o professor Pedro Antônio Dourado de Rezende, que estuda as fragilidades do voto eletrônico no Brasil, e o jornalista Osvaldo Maneschy, coordenador e organizador do livro "Burla Eletrônica"

Para alterar os resultados, o grupo acessava de forma ilegal a intranet da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade técnica da Oi, e alterava os votos antes que eles fossem oficialmente computados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos”, explicou. “Modificamos resultados  mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada.”

Fernando Peregrino, coordenador do seminário, cobrou providências. “Um crime grave foi cometido nas eleições municipais deste ano, Rangel o está denunciando com todas as letras –  mas infelizmente até agora a Polícia Federal não tem dado a este caso a importância que ele merece porque  ele atinge a essência da própria democracia no Brasil, o voto dos brasileiros”, argumentou.

Peregrino ainda informou que o seminário  será transformado em livro e tema de um documentário que dará origem a outros encontros sobre o mesmo assunto em 2013, além de se dizer disposto a levar a denúncia de Rangel até as últimas consequências.

Nenhum comentário: