quarta-feira, maio 22, 2013

O AVIÃO BRASIL ESTÁ EM PANE.

Enio Mainardi

"Quem conhece aviação sabe: do ponto A, de onde o avião decola até o ponto B, seu lugar de destino, ocorrem muitos problemas. O vôo nunca sai como ele é rigorosamente planejado. Pode haver ventos fortes, de través, que empurram o aparelho para a esquerda ou para a direita. Tempestades, com termais que fazem o avião subir e descer, violentamente. É preciso então o piloto corrigir a deriva, recolocá-lo em sua rota original e chegar inteiro ao seu destino.

Este papo de avião é só para comparar os percalços de um vôo, no caso o avião Brasil em queda e a atitude profissional que se exige do piloto, o Estado, evitando um desatre fatal em que nos espatifaremos todos lá no chão, no meio de um incêndio sem sobreviventes. 

A Dilma não sabe voar, nunca tirou brevet, reconheçamos. Seus 39 ministérios tem cada um sua rota particular, voltada para os bons negócios que seus funcionários podem auferir.

O parlamento é um conjunto esdrúxulo de políticos picaretas – muitos dos quais estão sendo processados, apenas ocupando as vagas de senador por acôrdo prévio com quem financiou suas campanhas e depois mudou de emprego, deixando a herança de uma boca-livre.

Tudo se arrasta, estamos metereològicamente no meio de um CB (cumulus ninmbus, núvem violentíssima que costuma derrubar aviões). 

Os partidos, totalmente sem base ideológica – só fisiológica, com acertinhos de cargos e comissões que justificam suas manobras, que chamam de “políticas”.

As câmaras de deputados e as lideranças das duas casas do legislativo, com as mãos sujas. O sistema democrático, envolvido no maior conto do vigário já havido neste país: os bolsas-disso, bolsas-daquilo, subsidiadas por esmolas do Estado, que em troca de sua subserviência e ignorância querem, exigem seus votos despolitizados, sem conteúdo.

A justiça, o STF, esse ainda tem alguns ministros que honram a sua toga. Outros, indicados pela politicalha. Mas o funcionamento da justiça está sob a iluminação de acusações pesadas aos juizes-ladrões e as corporações de advogados que lhes dão cobertura começam a perceber o fim do baile na Ilha Fiscal.

A federação dos estados é injusta e faz prevalecer a vontade dos capitães-do-mato, que exploram as desigualdades na representação política, à seu favor pessoal.

Ainda metafòricamente, a verdade dura é que o avião Brasil está “batendo” e estamos perdendo altitude. 

As bancadas evangélicas são o melhor 3x4 de tudo que é porcalhão na política, fedendo demagogia pura.

Os sindicatos, o BNDS, a Petrobrás...tudo aos pedaços. Essa falsa democracia brasileira esgotou seu modelo de injustiças e de pura bandidagem.

E onde está o Exército? 

Não caberia ao Exército uma posição de mediação moralizadora, recolocando as perspectivas deste país de maneira mais justa, generosa? O Exército tem base constitucional para uma intervenção saneadora. 

Precisamos mesmo que continuar vivendo com esse PT porco que aparelhou tudo?

Com esse Lula que manda na presidente, desavergonhadamente? 

Temos dois pilotos, cada um com um manche na mão, cada qual puxando o país numa direção. Na direção deles, não da nossa."

Nenhum comentário: