quinta-feira, abril 25, 2013

Seja ilegal no Brasil, ganhe uma carteira de trabalho e um carro zero!

Redacao Midia@Mais 25/03/2013

É preciso separar a questão de exploração de mão- de- obra da entrada ilegal no país.

“Bilhete premiado”: nem a Folha de S.Paulo resistiu a chamar assim o episódio envolvendo os bolivianos salvos de condições de trabalho degradantes em São Paulo:

Eram 28 bolivianos trabalhando numa oficina de fundo de quintal. Flagrados pela fiscalização trabalhista, receberam uma carteira de trabalho e 25 mil reais em indenização (ou o valor de um carro popular novo no Brasil). A oficina clandestina e a confecção envolvida terão de arcar ainda com multas correspondentes.

Os bolivianos (adultos e aparentemente conscientes de seus atos) entraram e permaneciam ilegalmente no país. Como recompensa, agora podem trabalhar por aqui em igualdade de condições com os brasileiros e estrangeiros que entraram legalmente.

É preciso salientar que uma coisa não está diretamente relacionada com a outra: a entrada ilegal no Brasil e a exploração de mão-de-obra. Do contrário, a mensagem passada a qualquer estrangeiro que pretenda viver no país será: entre ilegalmente, arrume um emprego clandestino e simplesmente aguarde sua regularização e a polpuda indenização. Ou, nas palavras da Folha: o bilhete premiado.

Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/99966-bilhete-premiado.shtml.

Nenhum comentário: