terça-feira, março 19, 2013

Nada de cotas

Jovem pobre que passou em direito na UFPE recebe oferta de trabalho. Higor Alves, 17 anos e egresso de escola pública, passou em 2º lugar no vestibular sem optar pelo sistema de cotas

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos-JC Imagem
Apenas um dia depois de ter sua história veiculada no JC, o estudante Higor Alves, 17 anos, já tem duas propostas de trainee em advocacia para analisar. Egresso de escola pública, ele passou em 2º lugar em direito no vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sem optar pelo sistema de cotas, inédito na instituição.

“Muitos não sabiam das minhas condições de vida e estudo. Venho distribuindo currículos em algumas empresas, desde que terminei o ensino médio. Minha prioridade é trabalhar num lugar que me dê tempo para estudar, que tenha bons profissionais e remuneração justa pelas atividades que vou desenvolver”, determina o garoto.

Carlos Harten, sócio-diretor do escritório de advocacia Queiroz Cavalcanti, deseja que o rapaz ingresse no programa de trainee do grupo. “Teremos uma conversa hoje. Sua simplicidade, dedicação e capacidade de organização chamaram nossa atenção. Espero que aceite o convite. Se mostrar desenvoltura e aptidão, certamente integrará nossa equipe, assim que concluir o curso”, garante.

Durante o estágio, Higor terá direito a remuneração, vale de transporte, plano de saúde e vale alimentação. Hoje, cerca de 160 estagiários e 200 advogados atuam na Queiroz Cavalcanti.
O escritório de auditoria BVC também está interessado no universitário. “Higor se destacou no vestibular porque teve perseverança e objetivo. Terá a mesma formação que eu e Bernardo Santos, fundador da nossa empresa. Preferimos preparar nossos colaboradores em “casa” a contrata-los prontos”, afirma o diretor de desenvolvimento corporativo Felipe Melo França.

A ideia é que Higor comece na empresa júnior Bevilaqua, da Faculdade de Direito do Recife, parceira da BVC. Depois que ganhar experiência, passaria a atuar no escritório, com bolsa de estágio acima do mercado, auxílio alimentação e auxílio transporte.

Além da vaga na UFPE, Higor também garantiu lugar no curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pelo Programa Universidade para todos (Prouni). Ele venceu o processo seletivo e conseguiu bolsa integral de estudos. No último domingo, a Reportagem alertou para a documentação exigida pelo governo federal nos sistemas de cotas. Na página eletrônica do Programa Universidade para Todos (Prouni), há uma relação com pelo menos 60 documentos. 

Publicado em 18/03/2013 - JC On Line

Nenhum comentário: