Todas as vezes que um novo Papa é eleito, há inúmeros rituais de acordo com a tradição, mas, há uma tradição que poucas pessoas conhecem.
Logo após que um novo Papa é entronizado, o Grande Rabino de Roma pede uma audiência. Ele é então levado à presença do novo Papa e presenteia o Sumo Pontífice com uma pequena bandeja de prata e uma almofada de veludo vermelho. Em cima da almofada um pequeno e gasto envelope. O Papa simbolicamente levanta o braço num gesto de rejeição. O Grande Rabino então se retira levando o envelope e não mais retorna até que um novo Papa seja eleito.
Sempre que mudava de Papa lá estava um novo Grande Rabino de Roma. Um dia o Papa intrigado com esse ritual e suas origens, determinou aos maiores sábios do Vaticano para uma sagrada pesquisa, porém esses mesmos sábios não chegaram a nenhuma conclusão.
Papa morto (ou renunciado) Papa posto, lá estava mais uma vez o Grande Rabino de Roma com a mesma bandeja, a mesma almofada e o mesmo envelope. Ensaiaram o mesmo ritual da rejeição, mas quando o Rabino já ia se retirando, o Papa o chama de lado e diz:
- "Meu irmão, cochichou o Papa, devo confessar que nós católicos somos absolutamente ignorante sobre esse ritual executado há séculos entre nós e vocês os representantes do Povo Judeu. Só uma perguntinha, qual o significado disso tudo?
O Grande Rabino de Roma deu de ombros e respondeu:
- "Não tenho a mínima idéia. A origem desse ritual já se perdeu na poeira dos tempos!"
O Papa disse então: Vamos até os meus aposentos. Lá tomaremos um cálice do melhor Vinho do Porto e então com o seu consentimento, abriremos o envelope e vamos descobrir de uma vez por todas esse segredo. O Grande Rabino de Roma concordou
E então, encorajados pelos copos de Vinho do Porto os dois abriram cuidadosamente com as mãos trêmulas o envelope e retiraram um velho pergaminho onde se poderia ler em latim, grego e aramaico gutural:
"Buffet do Moishe & Recepções".
Uma lista enorme de números. Era a cobrança pelas despesas da "Ultima Ceia"!

2 comentários:
Que piadinha mais sem graça, Hugão
Profe
Quem será a azeda de cima? Ou é carola demais ou não tem o menor senso de humor fino!
Postar um comentário