quarta-feira, março 06, 2013

A Propósito - Marcelo Alcoforado


 Abrahamluiz Lincolnácio of Silva 

Ele já chegou a se comparar a Jesus Cristo, mas agora, em um surpreendente momento de humildade, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva decidiu comparar-se a Abraham Lincoln, decerto impressionado pelo sucesso do filme sobre o ex-presidente norte-americano. A abordagem cinematográfica, contudo, é desvantajosa para o brasileiro, já que, entre outros motivos, o filme sobre sua vida teve bilheteria pífia. Volte-se, então, ao tema inicial, o cotejo entre os dois presidentes, ressalvando-se desde já que muitos torcem para que chegue logo o desfecho.

Em nome disso, pois, recue-se a 1865.

Naquela época, o conhecido ator John Wilkes Booth, espião confederado, tinha como projeto sequestrar Abraham Lincoln, fazendo-o moeda de troca para a libertação de prisioneiros. Ocorre que o presidente fizera um discurso prometendo aos negros o direito de voto, algo insuportável para um sulista e, por conta disso, John Wilkes Booth deu lugar à ira, enfurecendo-se, transformando em assassínio o que antes era ideia de sequestro. O plano parecia até ataque terrorista dos dias de hoje, diga-se.

Ao ficar sabendo, no dia 14 de abril de 1865, que o presidente assistiria à peça Our American Cousin no Teatro Ford, ele arquitetou matar simultaneamente Abraham Lincoln, o vice-presidente Andrew Johnson e o secretário de estado William Henry Seward.

O pior é que tudo concorria para o sucesso do atentado.

Naquela noite, sem a companhia do seu guarda-costas principal, Abraham Lincoln logo chegou ao teatro. Estava tudo calmo. Mais adiante, um segurança solitário vigiava despreocupadamente as cercanias, enquanto o bom e querido presidente, estava atento ao desenrolar da peça.

Entrava em cena a tragédia.

John Wilkes Booth se esgueirou para dentro do camarote e imediatamente disparou na cabeça do presidente um fatídico tiro de revólver calibre 44. Em seguida pulou ao palco e gritou, assim, em latim, para uma estupefata plateia: Sic semper tyrannis  (Isso sempre acontece com os tiranos) e desapareceu em meio à confusão.

Abraham Lincoln foi sepultado no cemitério Oak Ridge, Springfield, Illinois nos Estados Unidos.

Abrahamluiz Lincolnácio of Silva, vivíssimo continua a vagar como um zumbi nos desvãos da política brasileira, influindo, cogovernando, perturbando a ordem política nacional.

Nenhum comentário: