segunda-feira, janeiro 14, 2013

PONTO DE CULTURA DESENHA O PATRIMÔNIO EM ALHANDRA.


Durante 08 (oito) semanas, o Ponto de Cultura Cinema de Animação desenvolveu seu método de produção cultural denominado “Cine Anima - cinema de animação popular” com jovens das escolas públicas na cidade de Alhandra, mata sul da Paraíba.
 

O objetivo do projeto foi realizar oficinas de animação sobre a temática da educação patrimonial. Todos os desenhos e sequências foram feitas a partir da pesquisa realizada pela equipe do arqueólogo Ulisses Pernambucano de Melo (Differo Patrimônio Cultural) o qual realizou uma completa pesquisa arqueológica e de educação patrimonial sobre o Patrimônio Material e Imaterial da cidade.

Alhandra é uma cidade com relevante potencial cultural e é conhecida pela religiosidade dos cultos afro-indígenas e da árvore sagrada da Jurema. O projeto está ligado numa ação de preservação exigida pelo IPHAN para a construção da Fábrica de Cimentos Elizabeth. E, contou com o patrocínio do IPHAN-PB, do Ministério da Cultura e da Fábrica de Cimentos Elizabeth, também tivemos o apoio da Prefeitura de Alhandra e da Matriz Nª Sª da Assunção.

O produto final foi um vídeo de animação produzido pelos alunos e lançado na Casa Paroquial da Matriz, em Alhandra, no dia 27 de dezembro de 2012.

O Ponto de Cultura Cinema de Animação realiza oficinas de cinema de animação popular, ou seja, as etapas da produção, roteiro, desenhos, animações, traço e arte final, digitalização, edição, exibição e discussão compõe receita metodológica simplificada do nosso Ponto de Cultura,: participação popular de todos envolvidos em todas as fases de execução, num movimento de imersão no audiovisual. O projeto transporta um estúdio de animação completo para comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, assentamentos de Sem Terra, escolas e pontos e pontões de cultura priorizando as regiões norte e nordeste, visando democratizar o acesso a  todos as matizes sociais e regionais.

Lula Gonzaga
Cineasta de Animação - Especialização: Cinema de Animação na Zabreb Film Croácia e Krakty Film República Checa


Nenhum comentário: