quarta-feira, janeiro 23, 2013

A Volta do Boêmio

 Aqui me tens de regresso...

Claro que esta seria uma bela introdução para anunciar o final do Recesso. No entanto, sinto que não estou sendo nada original. Um certo cronista mineiro já descreveu esses magníficos versos, de Adelino Moreira, quando da sua volta das férias. Mas, em verdade vos digo: eu tive a idéia antes. O mineiro aquele, apenas se adiantou, eis tudo. O que se há de  fazer? Fica parecendo a velha história do "samba é que nem passarinho" entre Sinhô e Heitor dos Prazeres. Mas deixa pra lá. Eles é que eram bambas e os bambas se entendem. 

Confesso, já não era sem tempo! Foram exatos nove longos e insuportáveis dias sem um pingo de vontade para levar adiante a  bandeira do Blog. Um desânimo e uma preguiça descomunais, de fazer corar um José Sarney. Pindorama e suas mazelas realmente não me suscitaram absolutamente nada a não ser um certo sentimento de desonra, humilhação, diante dos sucedimentos que descaradamente ocorrem nesse triste país, diuturnamente. Acho que o Clipe do Dia de hoje mostra muito bem o opróbrio ao qual me refiro. 

O Recesso também serviu, para, de certa maneira, inflar um pouco o ego desse velho escriba que andava mais por baixo que poleiro de pato. Muito me alegrou, por exemplo, a preocupação denotada pelos amigos que acorreram em comentários e indagações sobre os reais motivos do meu afastamento. Bom sentir-se querido. Agradeço a todos, de coração. Porém, há sempre um porém, percebi que o Recesso também produziu alguns comentários que convenhamos, se encaminham para o perigoso terreno da galhofa. Até um sujeito chamado "Hugão" deu o ar da sua graça acalmando a todos, prometendo a minha volta o mais rápido possível. Ora vejam só! Menos, pessoal, menos. Sei que temos no país cerca de duzentos milhões de humoristas, mas tudo demais é veneno. Até água.

Aproveitei-me do interregno para colocar em dia as coisas do mundo, Minha Nega tais como: consultas médicas, alguma leitura, o ensejo de desordenar mais ainda a minha estante de livros, coisas assim. Liguei um pouco a Máquina de Fazer Doidos e constatei que a violência anda com o maior prestígio por estas bandas. A certeza da impunidade está tornando o roubo, o assassinato, numa banalidade sem jaça.

Falei pelo Skype com os netos da França. Maior frio. Eles na  saudade do sol de Boa Viagem. Mas o bom mesmo foi ouvir do meu filho:

- "Aqui em Montpellier está se falando muito de um filme pernambucano – O Som ao Redor!

Em suma, esses os verdadeiros motivos do recesso. Estava mesmo precisado de umas pequenas férias. Estou de volta e como dizia aquele antigo filósofo alagoano: 


"Vocês vão ter que me engolir!"

15 comentários:

Unknown disse...

você voltou =D!!!! até falei com Guido que estava achando que você estava doente =( que bom que não é assim!
mesmo com todas a coisas horrivels que ocorrem aqui e em todos os países fique conosco!!!!

desculpa meu bom português! =D
abraço!
Tania

Anônimo disse...


Não tô dizendo que artista num tem esse negócio de recesso, férias, aposentadoria, domingo, feriado?
Beleza, Hugo!

W. J. Solha

Márcia Barcellos da Cunha disse...

Hugo, primo querido!

Muito bom que você tenha retornado ao blog! Corações em festa!!!! Grande abraço! Bjs. Márcia

Arael Costa disse...

Arael M. da Costa

A preocupação de nós, mais antigos, é que a última manifestação sobre afastamento por motivos de força maior ou devido à presença de forças ocultas nos conduziram a um caos que parece persistir até hoje.

Gabriel disse...

Tava fazendo falta!!!

José Virgolino de Alencar disse...

E não se perderá na volta........

Girley Brazileiro disse...

Ainda bem! Seja Bem Vindo!
Confesso que andei pensando um monte de baboseiras: doença, decepção com algum leitor, preguiça, depressão,ataque cibernético, sei lá o que mais...
Mande brasa amigo.
meu abraço,
Girley Brazileiro

Carlos Cordeiro disse...

Seja bem-aparecido, seu Hugão. Adelino Moreira só escreveu merda,
permita-me discordar.Carlim

Eliane Freire disse...

Olá Hugo,

Não posso fazer comentários no seu blog a partir daqui da empresa. Depois de um dia todo na frente de um computador, em casa, nem pensar.

Aqui mesmo acesso seu blog e através dele tenho notícias do mundo.

Talvez seja piegas, mas pelo contingente paraibano, me sinto em casa.

É muito bom ter você e todos (através de você), de volta...Lembre que Exupéry disse que somos responsáveis por aqueles que cativamos. Assim, você agora já é responsável por nós.

Muitos dos nossos sorrisos e indignações vêm através de você.

Esse desânimo é comum, eu também imediatista que sou, de vez em quando me pego com ares de derrotada, mas reajo e ponho os pés na estrada novamente.

Um abraço grande!

Tenha a certeza de que acompanho seus movimentos e to sempre falando do meu especialíssimo professor de inglês. Um beijo,

Eliane Freire

Anônimo disse...

Obá. Voltou, negão. Seja bem-vindo. Agora sou eu que saio e só volto depois do carnaval. Bjs. Naza

VALDEZJUVAL.COM.BR disse...

PARABÉNS! OBRIGADO PELA VOLTA. VOCÊ SERÁ SEMPRE BEM-VINDO.valdez

Rosa Sorrentino Martins disse...

Fiquei muito feliz ao abrir o computador e v q voltaste ao batente. Stava muito apreensiva com esse teu afastamento. 1 grande bdrjp

Maria Lúcia disse...

Ok, mestre Hugo, vamos tocar a vida pra frente paulatinamente, porque paulatina não mente. Entre mortos e feridos, escapamos todos. Mas, foi preocupante. Quanto aquela enxurrada de comentários, confesso que me diverti bastante.

Rachel Rangel disse...

Hugo,
Bem vindo! Muito bem vindo.
Beijos, Rachel

glauce disse...

Professor espero ler com mais frequencia seus otimos artigos com admiracao glauce