quinta-feira, dezembro 06, 2012

Bem a propósito - A Verdadeira História de Brasília



José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, conhecido como marechal José Pessôa, Cabaceiras, 12 de setembro de 1885 e falecido no Rio de Janeiro, em 16 de agosto de 1959, foi um militar brasileiro.

Filho de Cândido Clementino Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, era sobrinho de Epitácio Pessôa, presidente da República de 1919 a 1922, e irmão de João Pessôa, presidente da Paraíba de 1928 a 1930.

"O Tiradentes de Brasília"

Imprescindível se fazer justiça em resgate da verdade histórica, reconhecendo-se que foi a Comissão de Planejamento e Localização da nova Capital, sob a Presidência de José Pessoa, a responsável pela exata escolha do local onde hoje se comemora os 50 anos da cidade de Brasília.

A idealização do plano-piloto, também foi obra da mesma comissão que em relatório, redigido pelo General José Pessôa, intitulado "Nova Metrópole do Brasil", entregue ao Presidente Café Filho, detalhou os pormenores do planejamento.

O General José Pessôa imaginou o nome da capital como Vera Cruz. O plano elaborado respeitava a História e não descaracterizava as tradições brasileiras. Grandes avenidas chamar-se-iam "Independência", "Bandeirantes" etc, diferentes, portanto, das atuais siglas de Brasília, como W-3, SQS, SCS, SMU e outros.

Cláudio Queiroz, Professor de Arquitetura da Universidade de Brasília, em declaração ao programa DF TV, sobre o Mal José Pessoa, disse: "O Marechal José Pessoa é um dos Tiradentes da História de Brasília. É uma dessas pessoas que sem ele, o processo talvez tivesse sido cortado e postergado a um outro momento. Ele desempenhou um período fundamental na implantação da nova capital, da perspectiva de realização efetiva, quero dizer, tornar real."

Veja o Clip abaixo. HC



Nenhum comentário: