sábado, julho 07, 2012

Galeria Janete Costa


Bate papo com Artista Na Galeria Janete Costa Sobre Arte e sobre a arte de Raul Córdula

A Galeria Janete Costa entre os meses de Junho e Julho vem exibindo a mostra inédita “Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia”. Os diversos estilos e fases construídos por Raul Córdula em 50 anos dedicados a arte constituem uma exposição antológica e inédita. A exposição intitulada “Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia” teve curadoria do próprio artista, que selecionou as obras, e contou com a parceria da crítica de arte e curadora Olívia Mindêlo.

A mostra está sendo visitada por muitos públicos de diversas cidades do Brasil - mais de 50% dos visitantes são pessoas que estão visitando a cidade do Recife. Também contamos com a presença do público do meio artístico local, os públicos que visitam o Parque D. Lindu – famílias, jovens, crianças – e, dos grupos que adotaram o Parque como habitat de seus fazeres e práticas da arte do corpo e do esporte: skatistas, grafiteiros, capoeiristas, artes marciais (de maneira geral), praticantes da ioga e a galera do Breakdance. Todos esses públicos cativos do Parque, agora, estão presentes assiduamente na mostra do artista Raul Córdula. O que revela a força da arte do artista em relação ao seu poder de comunicabilidade com os mais diferentes públicos visitantes.

Até o momento já passaram pela visita dessa mostra aproximadamente 3.000 mil pessoas. Todas elas puderam ter acesso ao programa de visitas mediadas, participaram das atividades plásticas oferecidas dentro da exposição – ação artística de intervenção em trabalhos do artista - das ações formativas para educadores de arte, ou ainda, visitando as obras autonomamente. A mostra é auto-explicativa, em meio às produções do artista há textos escritos pela curadora que orientam o leitor em relação às faces e aos contextos históricos nas quais as obras foram realizadas. No conjunto das obras há ainda uma série que pode ser tocada e vista com as mãos pelos visitantes, e, um conto narrado que fica disponível em um dispositivo de áudio.

Para enriquecer o programa de formação de públicos da Galeria Janete Costa que o setor educativo vem realizando, estamos organizando um Bate Papo aberto ao público com o artista Raul Córdula e a curadora da mostra, a jornalista Olivia Mindêlo, objetivando estreitar as relações entre público, artista, obra e o meio das artes visuais contemporâneas. 

O ARTISTA - Raul Córdula, 69 anos, paraibano, é pintor e curador de arte independente, e há 30 anos vive e trabalha em Olinda, Pernambuco. Sua primeira exposição individual foi realizada em 1960 na Biblioteca Pública de João Pessoa. Na década de 60, sua convivência com artistas cariocas da época fez com ele se engajasse nos movimentos da arte de vanguarda brasileira. Desde então em sua pintura ocorreu uma sucessão de fases e caminhos ligados à pesquisa e experimentações.

Inicialmente, exposições no Nordeste (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e no Rio de Janeiro (Galeria Verseau, 1965), começaram a construir seu currículo como pintor, posteriormente suas atividades como participante de instituições culturais, a UFPB principalmente, e sua atuação também como escritor de textos sobre arte como apresentações de exposições e artigos de jornal, fizeram-no atuar no campo da crítica de arte e se filiar à Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA.

Entre exposições no Brasil e na Europa, livros sobre suas memórias artísticas, e organização de oficinas de arte e seminários, Raul continua sua trajetória de artista voltado para as indagações críticas da realidade social brasileira e os aspectos simbólicos da geometria como meio de expressão.

SERVIÇO
Exposição “Raul Córdula: 50 anos de arte – uma antologia”
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem.
Bate Papo: 19/07
Horário: às 17h
Com entrada gratuita
Informações: (81) 3355-9832 / 3355-9831


Nenhum comentário: