quinta-feira, junho 28, 2012

O Novo Acordo Ortográfico


Por isso é que eu... “Me” libertei da gramática.

Pô! Chega de repreensões,
De gramáticos opressores.
Não quero mais ser vigiado
Por Aurélios ou doutores!

Não mais me submeterei
Às conjunções aditivas,
Muito menos às causais
Nem às adversativas!

Verbalizarei pronome,
Adjetivarei substantivo,
Pronominarei verbo e
Substantivarei adjetivo!

Se não vou ter compromisso,
As prócli, mesócli e ênclises
Dos pronomes, ipisis verbis,
Não vão mais me sufocar!

Então, não sendo um poeta,
Não usarei mais simetrias,
Não terei nenhum pudor
Em usar torto assimétrico!

Darei asas às locuções para,
Intensificando a insanidade,
Deixar voar tod’os advérbios
Superlativos dessa liberdade!

Parafrasearei os músicos,
Pois escreverei de ouvido.
Modificarei morfologias
E solecizarei as sintaxes!

Se nessa insubordinação
Encontrar incoerências,
Creiam não me avexarei
Pontuarei as reticências!

“Abro parêntese bem aparente,
Para um restinho de sanidade,
Não prosearei sobre ca’u’sos,
Com pretensão da verdade! ,,

Delmar Fontoura

Nenhum comentário: