terça-feira, junho 12, 2012
Clipe do Dia
"Mudando de Conversa", composição de Hermínio Bello de Carvalho e Mauricio Tapajós é um samba carioca da gema. Meio nostálgico é verdade, pois evoca “aquela velha amizade, aquele papo furado todo fim de noite num bar do Leblon” e lamenta a ausência dessas amenidades na vida corrida de hoje. Até porque não é nada aconselhável ficar de bobeira num bar todo fim de noite se arriscando a sofrer um arrastão.
Hermínio morava em cima da Taberna da Glória e havia passado a noite juntamente com Maurício trabalhando em um projeto do professor, letrista e poeta mineiro Antonio Carlos de Brito, Cacaso, que iria resultar numa espécie de ópera popular chamada "João-Amor e Maria”. Diz então a lenda que "Mudando... não nasceu em um bar do Leblon, (acho que o "Leblon" entrou na letra para rimar com "meu Deus do Céu que tempo bom") e sim na famosa Taberna da Glória. De manhã cedinho, a dupla desceu para o desjejum na própria sendo então o café-com-leite logo substituído por um chope gelado, e daí surgiu naquele exato instante a idéia do samba. A tal "ópera" foi um fiasco, mas "Mudando de Conversa", o maior sucesso.
Tanto, que pouco tempo depois serviu de nome a um musical com Clementina de Jesus, Nora Ney, Ciro Monteiro, Jards Macalé, o conjunto Os Cinco Crioulos e um regional comandado por Dino Sete Cordas, mas isto já é outra história. O samba acabou sendo gravado por Dóris Monteiro que canta lindamente no clipe de hoje. HC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É por falta de papos do gênero que as coisas estão como estão. É só ver a letra(?) das musicas de hoje.
Eu sinto muita falta disso.
É uma verdadeira "jóia"!Abraço. Márcia
Postar um comentário