Hugo Caldas
Em verdade vos digo! Antes que a pamonha fique no ponto para os festejos Juninos, o circo estará pegando fogo. A deplorável CPI do Cachoeira está aí mesmo pra não me deixar mentir. Cada vez que alguém remexe, fede mais. A pocilga lá no sítio do Seu Ambrósio tinha um odor bem mais aceitável. O ar de Brasília está insuportável. A minha quota de masoquismo confesso, esgotou. Dá pra suportar a cara do Cachoeira - entra calado e sai mudo - trazendo à tiracolo o seu fiel escudeiro Márcio Tomaz Bastos? Dà para suportar o Márcio Tomaz Bastos? E o Gilmar Mendes querendo aparecer? E o senador Demóstenes Torres, tadinho, invocando o direito de não falar nada de nada, e o resto da canalha, todos a fazer cara de ofendidos! E o bate-boca inconseqüente? Francamente, não dá pra segurar mais, agüenta, coração. Oh, mas de acordo com os maiorais da Nação, tudo corre às mil maravilhas. Alguns até acreditam ser este o tão propalado “Espetáculo do Crescimento”!
Confira:
A nossa medicina beira à perfeição! Não obstante a morte diária de pacientes que não conseguem vagas nas UTI's... erros médicos e outros que tais. Por via das dúvidas, melhor ser internado no Sírio e Libanês do que morrer nos corredores do SUS, verdadeiras sucursais do inferno. O problema é chegar no Sírio sem ser presidente nem da Cruzada Eucarística da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Em Vitória do Espírito Santo, as crianças têm que esperar até 4 horas por um atendimento médico público.
Cala-te boca!
As greves se alastram desde o Oiapoque ao Chuí e se arrastam por meses? Tudo mentira! Greve dos professores universitários? Greve dos médicos e enfermeiros por melhores salários e condições dignas de trabalho? Que nada! Um bando de mal-agradecidos, baderneiros que encontram defeito em tudo apesar de viverem no melhor dos mundos. Boas condições de trabalho e salários condignos. Greve dos transportes? Outra mentira deslavada. Outro bando de preguiçosos inventando novidade para não trabalhar, não obstante as ótimas condições de trabalho e segurança, mercê vários "Pactos pela Vida".
As balas perdidas, no entanto, continuam matando no Rio de Janeiro. A polícia também. Aliás, policia matando não é nenhuma novidade. Nos meus tempos de franqueado do Correio, durante um dos assaltos que sofremos, foram nove ao todo, um dos bandidos saiu do tiroteio ferido de raspão na perna e foi levado ao hospital. Porém não resistiu aos ferimentos e "morreu" a caminho do Pronto Socorro.
Nos anos oitenta tive um aluno, delegado de polícia, bom amigo, pai de família exemplar que ao voltar para casa após o expediente, tinha invariavelmente dois ou três "presuntos" na mala do carro a serem desovados em lugares ermos da cidade. Chegava em casa, tomava banho, trocava de roupa, jantava com todos à mesa e em seguida ia se desobrigar da incumbência.
Quando por aqui aportei no final dos anos cinqüenta existia uma lenda sobre um famoso Chefe de Polícia que, diziam, recolhia a bandidagem em um rebocador do cais do porto, os levava até alto mar, em local infestado por tubarões, sorteava um para assistir ao espetáculo, que voltava e avisava aos que ainda estavam em liberdade, e mandava jogar ao mar os outros. Nunca comprovei a veracidade da lenda. Constato agora, após tantos anos, que se vivia em relativa paz.
Mas...
A vida continua, O Rio de Janeiro continua lindo no dizer de um antigo compositor baiano. O carioca continua se virando e fazendo samba de tudo, continua a tomar banho de mar com água gelada de doer e achar ótimo. São Paulo continua a mesma cidade feia, cor de cimento armado de sempre, e os paulistas vão continuar a pedir "um chopes e dois pastel".
E então vai começar a grande lambança da Copa e das Olimpíadas. Aliás, não era do meu conhecimento que o Chico Xavier, além de ser "assim" com os homens lá de cima, ainda jogava nas 11 a ponto de ter seu rosto retratado no logotipo oficial da Copa do Mundo! Em Pindorama tudo é possível! Tanto isso é verdade, que este locutor que vos fala soube agora mesmo que o acima referido compositor baiano, melhor dizendo o ex ministro da Cultura, Gilberto Gil, se prestou a ser o apresentador de um documentário do sr. cineasta Andruccha Waddington que com um orçamento altíssimo, R$ 1,5 milhão, (dinheiro nosso) achou por bem engendrar um simplório monstrengo a quem deu o título de "Viva São João".
Mas...
Confesso, entretanto, que ninguém tira o ânimo dos nordestinados. Apesar da seca que nos assola há uns quatro anos e da escassez de verba para a devida contratação de carros pipa. Grana existe sim, e muita, para a gastança desenfreada com essa enfiada de nomes estranhos... "Garota Safada", "Aviões do Forró", "Forró da Pegação", "Colinho de Papai" que eu juro de pés juntos são nomes de "bandas" que virão tocar por aqui e enganar os bestas! Mas...
São João disse
São Pedro afirmou
Que nós somos compadres
Que Deus mandou
E Viva São João!
3 comentários:
Bem , tudo é lucro, como dizia um personagem (que, acho, era da antiga PRK 30 ): sua mãe foi vítima de latrocínio? Lucro pro hospital, pros médicos, fabricantes de remédios, casa funerária, cemitério, pro advogado encarregado da herança, e pra você, que herdou tudo.
Pelo menos esse Brasil que está aí ofereceu tema pra um artigo supimpa, que você fez aqui.
W. J. Solha
Ora Amigo Hugo! contenha-se que:
Agora é a vez “do’s verme’s”...
A Engenharia da Natureza prova nossas semelhanças como seres humanos, mas, também, nos distingue pelo “intangível” de nossas individualidades: com o saber, com a inteligência e com capacidades intrínsecas de entendermos a essência de nossas vidas e as relações destas com o todo da Natureza, que são nossas percepções sensoriais!...
É esse imensurável e intangível poder, que aleatoriamente dimensiona nossas virtudes, nossos defeitos, nossos erros, nossos acertos, nossas verdades, nossas mentiras, nossos ódios, nossos amores, nosso saber, nossa ignorância!... ...Tornando-nos iguais como seres humanos, mas diferentes como “indivíduos”!...
Essa é a razão pela qual não deveríamos ter permitido que o “indivíduo social”Lula – ser humano –, com seu “intelecto” limitado para compreender essas relações, pudesse vir a gerir um Estado com tantas verdades “relativadas” ao contexto dessa complexidade. Não se trata, portanto, de segregacionismo, mas sim da subordinação de um “fato”, sobejamente comprovado, que foi e é sua deficiência de “percepção” a uma verdade absoluta da Natureza.
A culpa do “estado” em que se encontra a política brasileira só pode ser atribuída a Lula auxiliado por seu séquito de aloprados larápios. Essa deformação imprimida à política convencional teve início em seus falsos brados nos “Portões das Metalúrgicas” e nos urros que vocifera até hoje encimado em seu pedestal, só abaixo de seu topete... ...Mas a culpa não é só dele não, é, também, de quem lhe fez oposição política e “da facção da Imprensa”, que lhe deu e mantém sob essa luz negra, por terem feito vista grossa a índole do mal de que o “messiânico” é possuído, pois seu ego é mais forte do que sua razão e esta ausente da ética na trilha de sua moralidade política, que tem seus princípios transmitidos a seus seguidores!...
Por essa razão estão apodrecidas as Três Casas do Governo de onde se disseminam os “vermes” para as Unidades e Subunidades do Estado Infederalizado(sic)... ...Mas o pior de tudo é que esses vermes já tomaram conta do último refúgio de nossa soberania: a Sociedade Civil e a “Malha da Justiça”!...
Agora é a vez dos “vermes”
Se banquetearem com o que jaz
Inerte, sem as sábias vozes e letras,
Em agonia, imperfeito sim,
Mas este é o meu País.
Oh! Nevoa sujo-escuro, suja!...*
Saber identificar e compreender o inimigo é meio caminho para evitar a derrota, mas esse povo incauto – não me incluo nesse universo – e abandonado pela Imprensa comprometida não soube identificar quem realmente é esse “supremo enganador”, que sequestra almas para seu rebanho de zumbis conduzido-as ao negro destino de um caminho sem retorno!...
Delmar Fontoura.
*Estrofe de em Prosa e Versos: A Gênese.
Hugo,
Nada como curtir uma animada noite de São João! Abraço. Márcia
Postar um comentário