sexta-feira, maio 25, 2012

Coisas do tio Boris


Depois de muito batalhar e graças às novas leis da ex-União Soviética, o tio Boris (Judeu) conseguiu permissão para emigrar para Israel, como muitos outros camaradas russos. Porém, ele se queixava:

- Discriminavam-me, não queriam que eu saísse, me investigavam o tempo todo... , e eu sou uma boa pessoa.

Por fim, se deram conta e concordaram com a sua saída. No dia da partida, na alfândega, um oficial russo ao revistar as suas bagagens de repente, abre uma delas e pergunta:

- Que é isto?

- Perdão, disse Boris, você deve perguntar: “Quem é este?”. Este é um busto do camarada Stalin, nosso querido ideólogo e grande dirigente do partido. E eu o levo para nunca me esquecer dele.

- É verdade, disse o guarda, ele pensava diferente dos judeus, porém o felicito... Passe!

Tio Boris chega a Tel Aviv e quando é revistado na alfândega, o oficial israelense abre sua bagagem e lhe pergunta:

- Que é isto?

- Perdão - disse Boris - você deve perguntar: “Quem é este”'. Este é o maldito ditador anti-semita Stalin por quem sofremos tantas desgraças e misérias. Trago este busto para não esquecer de seu rosto e ensinar aos jovens quem nos fez sofrer dia após dia!

- Bom, senhor, acalme-se, disse o guarda. Você já está aqui, em Israel, pode passar... Passe, passe que sua família o espera!

E tio Boris é recebido com grande alegria por seus irmãos, sobrinhos e toda a família. Vão todos ao kibutz, onde haviam preparado uma grande festa para recebê-lo. Quando chegaram a casa, lhe disse um sobrinho:

-Tio, venha ver primeiro os seus aposentos, deixar suas coisas e se refrescar. E logo o acompanham ao seu quarto e o ajudam com suas coisas.

E, quando Boris abre a valise e coloca o busto sobre sua cama, o sobrinho pergunta:

- Tio Boris, quem é esse?

- Desculpa, disse Boris, deves perguntar: “Que é isso”'. Isso, querido sobrinho, são cinco quilos de ouro puro.


Um comentário:

Jorge Duarte disse...

Ótima meu caro professor. Mas aqui pra nós, o busto tá mais com a cara do Lula!