sexta-feira, maio 25, 2012

Após denúncias de fraude, PT marca nova prévia no Recife

Sergio Roxo, O Globo

A direção nacional do PT decidiu anular a prévia realizada pelo Diretório de Recife para a escolha do candidato do partido à prefeitura da capital pernambucana realizada no último domingo e marcar uma nova votação entre os filiados da legenda para o dia 3 de junho. A decisão foi tomada em reunião da Executiva Nacional realizada nesta quinta-feira, em São Paulo.

A prévia havia sido vencida pelo atual prefeito João da Costa. O PSB, presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tinha resistência a apoiar Costa e defendia a escolha do petista derrotado na disputa interna, Maurício Rands, que é secretário estadual de Relações Institucionais.

O rompimento com o PSB em Recife também poderia atrapalhar o entendimento para que os socialistas apóiem a candidatura do petista Fernando Haddad em São Paulo.

A nova prévia da capital pernambucana será coordenada pela direção nacional do PT e terá os mesmos candidatos na disputa: Rands e Costa. Os dois pré-candidatos participaram da reunião desta quinta-feira.

A Executiva Nacional alegou que a primeira eleição interna teve que ser cancelada porque foi marcada por "nítida indefinição do colégio eleitoral", registrou falhas, teve divergências levadas à Justiça e desrespeitou a resolução do Diretório Nacional sobre o sistema de votação.


Nenhum comentário: