domingo, março 04, 2012

Tiro&Queda





Eduardo Almeida Reis



País tropical
– Deliciosa a matéria da jornalista Glória Tupinambás, que é craque, publicada em nossa edição de domingo de carnaval, sobre professores municipais pós-graduados na Faculdade da Região dos Lagos (Ferlagos) e numa instituição de ensino superior que atende pelo nome de Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ).

Depois de longos e demorados estudos nas novéis instituições de ensinança, os funcionários municipais obtinham aumentos fabulosos, da ordem de R$ 83, em seus salários mensais.

Parece-me, e o leitor talvez concorde comigo, que Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, que, por sua vez, compõe com outros estados uma nação chamada Brasil, presidida por uma senhora que se dizia mestra e doutora por determinadas faculdades, antes de a imprensa abelhuda descobrir que havia certo exagero da parte da referida senhora.

Ao contrário dela, os funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte são mesmo portadores de diplomas de pós-gradução da FIJ e da Ferlagos, pouco importa se em cursos presenciais ou a distância, considerando que tanto faz como tanto fez.

Aí é que está: muitas instituições de ensino à brasileira se caracterizam justamente pelo fato, invejado até por Harvard e pelo MIT, de dispensar seus alunos de qualquer tipo de ligação com a faculdade, ressalvado o pagamento do diploma.

Dou-lhes um exemplo: o meu doutorado pela Universidade Federal de Curralinho. Não só fui poupado do curso presencial, como também a novel instituição não existe. Matriculei-me ab imo pectore (sinceramente), obtive meu doutorado em gnose biocinética, que é o conhecimento do movimento da vida, não dispenso o tratamento doutor e quero mais que a maioria dos doutores se dane.

Ora, senhoras e senhores do Egrégio Conselho Cultural de Tiro&Queda: que país é este, em que uma excelentíssima senhora pode dizer que tem um doutorado que nunca teve e algumas centenas de professores municipais não merecem receber adicionais de R$ 83 com seus brilhantes diplomas da Ferlagos e da FIJ?

Aviso aos idosos – Estamos “em março, ao findar das chuvas, quase à entrada do outono, quando a terra, em sede requeimada, bebera longamente as águas da estação” como poetou Bilac em O Caçador de Esmeraldas. O assunto deste belo suelto é muito sério e dirigido aos idosos de mais de 30 anos: vêm aí as vacinas contra a gripe.

Sugiro que os leitores de Tiro&Queda não se esqueçam da vacina, que é milagrosa. Nos últimos 12 meses não tive nem arremedo de gripe – e olhem que uma das minhas especialidades, ao longo dos anos, sempre foi a gripe monumental. Depois que descobri as vacinas gratuitas ou pagas (geralmente pago os cobres que a equipe do Dr. José Salvador Silva me cobra, porque acho muito justo), só tive meia dúzia de arremedos e nenhum durou mais que quatro dias, dormindo em bela companhia gripadíssima.

No dia em que componho estas bem-traçadas linhas, tive alegria que só não é completa, porque deve ser sinônimo de novo casamento: baixei dos 100 quilos em balança de precisão. Para ser mais preciso, exatos 99 quilos. Sempre que emagreço me caso. E seja o que os deuses quiserem.

O mundo é uma bola – 4 de março de 1152: Frederico I, Barbarossa, é eleito rei dos germanos. Em 1215 o rei João, da Inglaterra, presta juramento ao papa como cruzado, a fim de obter o apoio de Inocêncio III.

Em 1319: o papa João XXII autoriza a criação da Ordem de Cavalaria de Nosso Senhor Jesus Cristo, que substitui Os Templários, ordem extinta em 1311 pelo papa Clemente V. Até aí, tudo bem: são ordens que se criam ou se extinguem. Curioso, nessa história, é o fato de a maior autoridade em Templários, no mundo atual, residir em Belo Horizonte, ser desembargador federal e jogar tênis na quadra do Lúcio Costa.

Em 1461, na Guerra das Rosas, o rei Henrique VI da Inglaterra é deposto por seu primo, que se torna o rei Eduardo IV, provando que já naquele tempo os primos e os pombos sujavam as casas, ainda que reais.

Em 1493, o navegador Cristóvão Colombo chega a Lisboa a bordo da casca de noz Niña, depois de descobrir a América. Comemorando a descoberta, vou acender um charuto e volto logo. Voltei para dizer que em 1519 Hernán Cortés, no dia 4 de março, chegou ao México em busca dos Aztecas e suas riquezas. Em 1570, Felipe II, rei da Espanha, proíbe no país a presença de estudantes neerlandeses. Pretendo apurar o motivo da proibição, mas desconfio de que os holandeses estivessem fumando baseados em território espanhol.

Em 1998, a Suprema Corte dos Estados Unidos declara que as leis federais que proíbem o assédio sexual no trabalho também se aplicam quando as partes envolvidas são do mesmo sexo.

Ruminanças – “Quando tratamos de uma ONG, não existe o princípio da presunção de inocência, mas a quase certeza da culpabilidade” (R. Manso Neto).

Nenhum comentário: